Arte e Cultura

Teresina recebe 11ª Mostra Cinema e Direitos Humanos

A abertura será na segunda-feira (15), às 19h, com apresentação cultural e exibição de filmes

Segunda - 15/05/2017 às 11:05



Foto: Reprodução Filme Hora do Lanchê é um dos trabalhos que serão exibidos na mostra
Filme Hora do Lanchê é um dos trabalhos que serão exibidos na mostra

De 15 a 20 de maio, Teresina recebe a 11ª edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos, no Teatro do Boi. A mostra é realizada nas 26 capitais do país e no Distrito Federal, em centros culturais, instituições públicas e privadas, teatros e escolas.  

O evento é uma realização do Ministério de Direitos Humanos, por meio da Secretaria Nacional da Cidadania, com produção nacional do Instituto Cultura em Movimento (ICEM). Em Teresina, a Mostra Cinema e Direitos Humanos conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

A abertura será na próxima segunda-feira (15), às 19h, com a apresentação da Orquestra Jovem do Projeto Música para Todos, do Grupo Gonzaga Para Todos, e exibição de dois filmes: “Depois que te Vi”, de Vinicius Saramago, sobre os direitos da pessoa com deficiência; e “De que Lado me Olhas”, de Ana Carolina de Azevedo e Helena Sassi, sobre diversidade sexual e cidadania LGBT.

Durante a semana, terá a exposição do Salão Medplan de Humor, com o tema intolerância, organizado pelo curador Jota A. Costa. Na programação, os filmes serão distribuídos em sessões pela manhã (de 10 a 12h), à tarde (de 14 a 18h) e à noite (de 19 a 21h). 

Na quinta-feira (18) e sexta-feira (19), terão sessões com debates, coordenados pela doutora em Direito, professora Sueli Rodrigues, presidenta da Comissão da Verdade e da Escravidão Negra da OAB/PI, e pela professora Andreia Marreiro, coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Direitos Humanos Esperança Garcia da Faculdade Adelmar Rosado/FAR.

Nesta edição, o circuito principal conta com 29 filmes entre curtas, médias e longas-metragens, divididos em três mostras: Panorama, Temática – que abordará questões de gênero; e Homenagem – com foco na obra da cineasta Laís Bodansky.

Uma novidade este ano é a Mostrinha, voltada para o público infanto-juvenil, que vai exibir oito curtas-metragens, por meio do Cine Móvel Cajuí, um projeto de cinema itinerante executado pela Secretaria de Estado da Cultura.

A programação completa do mostra pode ser conferida no site http://mostracinemaedireitoshumanos.sdh.gov.br

Fonte: Governo do Estado

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: