"Teresina Protege" e "Blitz Sufoco" realizam mais de 5 mil abordagens

Ações fazem parte da frente de Proteção do Programa Vila Bairro Segurança


Foto

Foto Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira (19), a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) divulgou os números das ações da frente de Proteção do Programa Vila Bairro Segurança, correspondente ao período de fevereiro a outubro de 2018. No eixo, são articuladas operações estratégicas direcionadas ao enfrentamento da violência nos 13 bairros que recebem o Programa.

A frente de proteção agrega os projetos Teresina Protege e Blitz Sufoco. O primeiro refere-se à fiscalização de bares em regiões com elevados índices de violência. Dados mostram que, entre os anos de 2013 a 2016, 60% de homicídios na região ocorreram em um raio de 100 metros dos bares. E visa também a prevenção à venda e consumo de bebidas alcoólicas para menores de idade.

No projeto Teresina Protege, os números apontam a realização de 1.184 abordagens e 103 conduções à Central de Flagrantes. Além disso, foram apreendidas 87 porções de drogas, em sua maioria, maconha. Nas ações também foram apreendidas duas armas.

A fiscalização realizada pela Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU – Centro Norte) resultou em quatro estabelecimentos fechados, 31 notificações por falta de alvará, quatro interdições, 11 notificações por obstrução do passeio público, além de 10 infrações por venda de bebidas para menores de idade.

Já o Blitz Sufoco contabiliza quatro mil abordagens a condutores; quatro veículos recuperados; 128 testes de alcoolemia; 150 remoções de veículos, além de 550 notificações por infração de trânsito. “O Vila Bairro Segurança é uma importante estratégia de redução da violência que está sendo experimentada na região dos 13 bairros que compõem o Parque Lagoas do Norte. No âmbito da frente de proteção, quinzenalmente, temos o Teresina Protege e Blitz Sufoco. Fiscalizamos o trânsito, coibimos o consumo de bebidas alcoólicas entre e crianças e adolescentes e, claro, mais segurança para a população”, destaca Samuel Silveira, secretário da Semcaspi.

O programa Vila Bairro Segurança é uma ação da Prefeitura de Teresina, por meio da Semcaspi, que tem como objetivo promover uma política de não violência, além de aumentar a sensação de segurança. A ação contempla os 13 bairros que formam a região do Parque Lagoas do Norte, sendo eles: Acarape, Aeroporto, Alto Alegre, Itaperu, Mafrense, Matadouro, Mocambinho, Nova Brasília, Olarias, Parque Alvorada, Poti Velho, São Francisco e São Joaquim.


 

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: