Especiais

Teresina não está preparada para o calor e para a chuva

Muitos são os problemas enfrentados pelo teresinense nas variações climáticas

Terça - 25/10/2016 às 17:10



Foto: Divulgação Alagamentos são constantes no período de chuvas em Teresina
Alagamentos são constantes no período de chuvas em Teresina

Teresina não está preparada para o calor ou para a chuva. No calor: paradas de ônibus sem estrutura para conforto dos usuários, 90% da frota de ônibus de transporte público e metade das salas aula de escolas públicas sem ar condicionado. Na chuva: ruas alagadas, falta de galerias e falta de energia.  São inúmeros os problemas que o teresinense tem que enfrentar por viver em uma terra de condições climáticas tão adversas.

Novo projeto para as paradas de ônibus de TeresinaNovo projeto para as paradas de ônibus de TeresinaFoto: Divulgação

Novo modelo de ponto de ônibus de Teresina                                                                                             Foto: Samuel Brandão

Com o período do B-R-O BRÓ e a intensificação do clima seco e das altas temperaturas, o teresinense reclama muito do calor, é quase que uma “mania” ou uma “puxada de assunto” conversar sobre o calor da cidade. Mas tirando o lado cômico, muitas estruturas do cotidiano da cidade não estão preparadas para possibilitar mais conforto nesses períodos de altas temperaturas. Um bom exemplo disso é o caso das novas paradas de ônibus da cidade que foram colocadas recentemente mas receberam algumas críticas por serem “pequenas”, a maioria delas também não foi colocdo o assento e não protegerem as pessoas da ação do sol.

Apenas 6,8% do total de veículos que compõem a frota do transporte coletivo de Teresina possui ar-condicionadoApenas 10 % do total de veículos que compõem a frota do transporte coletivo de Teresina possui ar-condicionadoFoto: Fábio Bus

Em relação ao transporte público, Teresina possui uma das tarifas mais altas do Brasil, R$ 2,75, e apenas 10 % de sua frota tem ar condicionado, isso mostra a falta de adaptação do serviço público municipal em dar conforto para os usuários nos períodos mais quentes do ano.  Em outubro de 2015, 11 vereadores da câmara municipal, que é formada por 29 no total, votaram contra o projeto de Lei de autoria da vereadora CIda Santiago (PHS), que tratava sobre a climatização dos ônibus em Teresina.

Alunos em sala de aulaAlunos em sala de aulaFoto: Reprodução/Google

Em Teresina, segundo informações da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), das 2.012 salas de aula que compõem a rede de escolas municipais de Teresina apenas 1.048 são climatizadas, o que corresponde a 52% do total. Muitos estudantes reclamam do calor que influencia no processo de ensino-aprendizagem.

A previsão é de chuva hoje até domingoAlagamentos nas principais avenidas são constantes por conta das chuvas em TeresinaFoto: Reprodução/WhatsApp

Em relação ao período de chuva, Teresina também mostra outros problemas: diversas avenidas e ruas da cidade ficam alagadas por falta de galerias e projetos de escoamento de água que abarquem o estudo do impacto nas bacias hidrográficas, além de uma legislação municipal mais atuante que aja sobre as construções privadas irregulares que impedem a drenagem dessas águas pluviais. Esses alagamentos causam muitos transtornos, prejuízo aos veículos, congestionamentos e até acidentes.

Obra da galeria da zona Leste está parada desde 2014Obra da galeria da zona Leste está parada desde 2014                                                                                              Foto: Divulgação

No ano de 2015, a prefeitura anunciou a construção de sete novas galerias que iriam resolver os transtornos causados pelos alagamentos. Porém, até agora, segundo a assessoria de Comunicação da secretaria municipal de Planejamento (SEMPLAN), as obras ainda estão em fase de elaboração e não há previsão para o início das mesmas.

 Estrago da chuva                                                                                                                                                                            Foto: Francisco Gilásio

Na última quinta-feira, dia 20, Teresina foi “abençoada” com uma forte chuva que amenizou a temperatura e apagou os diversos focos de incêndios que assolavam a zona rural da cidade, porém mais de 10 bairros ficaram sem energia e 31 semáforos ficaram desligados após problemas com o fornecimento de energia elétrica. A forte chuva provocou também a queda de postes de energia, outdoors, árvores e causou muita destruição. A falta de energia é uma constante no período de chuvas.

É preciso que o poder público tenha mais qualidade nos seus serviços, fazendo as devidas adaptações às mudanças climáticas que acontecem em Teresina, pois debaixo de sol e chuva, quem mais sente essas mudanças é o povo.

Fonte: Samuel Brandão

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: