Teresina ganha casa de acolhimento de dependente

O Governo do Estado inaugurou nesta quinta-feira (25), a primeira casa de acolhimento para dependen


O dormitório do novo abrigo para acolher dependentes químicos em Teresina

O dormitório do novo abrigo para acolher dependentes químicos em Teresina Foto: Régis Falcão/CCom

O Governo do Estado inaugurou nesta quinta-feira (25), a primeira casa de acolhimento para dependentes químicos. A residência, localizada no bairro Matadouro, Zona Norte de Teresina, tem capacidade para atender 30 homens, maiores de 18 anos, em regime de internação que dura em média seis meses.

Zita Vilar, responsável pela Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas, explicou o funcionamento da casa. “O usuário ira morar no local durante seis meses. Alguns dependentes representam uma melhora significativa logo nos três primeiros meses, entretanto, em outros casos é preciso mais tempo para se obter bons resultados. O processo de reinserção social acontece de três formas: acolhimento, formação e geração de renda. O usuário vai construir laços familiares,refazer projeto de vida, além de aprender uma profissão para quando sair da casa pode se inserir no mercado de trabalho”, comenta.

Segundo ela, para receber atendimento no local é preciso que a família do dependente químico leve o usuário até a residência. “O acolhimento é feito diretamente no local, as pessoas serão atendidas por psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros. Eles passaram por uma avaliação técnico e profissional que analisaram se a pessoa necessita realmente de cuidados, se comparada à necessidade, o usuário passar a residir na casa”, explica a coordenador.

Zita Vilar afirma ainda que o atendimento iniciará somente partir de segunda –feira (29). “ Nesta quinta-feira e sexta-feira vamos fazer a integração da equipe de atendimento porque eles precisam ter harmonia para passar este sentimento para a população que busca ajuda na casa de acolhimento”, explica Zitar.

Novos espaços
O prédio que abriga o Espaço de Acolhimento e Valorização da Vida do bairro Matadouro é uma das quatro casas que estão sendo completamente reformadas para dar apoio aos usuários de drogas da capital. As outras três casas de Acolhimento ficam nos bairros do Centro, Ilhotas e Cidade Jardim. Essa última será destinada ao atendimento de dependentes químicos do sexo feminino e deverá ser entregue ainda no mês de julho. Os dois primeiros serão espaços comunitários de valorização da vida, que trazem como diferencial o envolvimento de lideranças comunitárias e um trabalho focado na prevenção.

Descentralização

Além da implantação de espaços de acolhimento estaduais, a CEDrogas vem investindo na descentralização das ações. Estão sendo realizadas visitas aos principais municípios do interior do Piauí. O objetivo é estabelecer estratégias de enfrentamento ao problema das drogas de acordo com a demanda de cada localidade.

Castelo do Piauí, Pedro II, Oeiras e Floriano já receberam a visita dos técnicos da CEDrogas. Na ocasião, foram feitas reuniões envolvendo a prefeitura e representantes de instituições que trabalhem com a questão das drogas no município. A meta é chegar a todo o interior do Piauí. 

Fonte: G1/Piauí

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: