Geral

Teresina fechará o ano com 15 mil empregos gerados

Capacitação 2015 Crise Teresina Empregos

Segunda - 22/06/2015 às 17:06



Foto: Arquivo emprego
emprego
Remando contra a maré da crise econômica no país, Teresina está colhendo os frutos de uma legislação específica para atrair empresas e investimentos privados. O ano de 2015 deverá ser especial com os 15 mil empregos formais gerados no setor de call center. Dados do Ministério do Trabalho e Emprego, divulgados na sexta-feira (19), colocam Teresina como a capital que mais gerou empregos pelo segundo mês consecutivo no país.

A partir dessa legislação específica, empresas foram contactadas e atraídas para se instalarem na capital, através de incentivos fiscais. A primeira, Vikstar, chegou no final de 2013 e agora estabelece mais uma etapa na parceria com a Prefeitura: instalação do primeiro laboratório para qualificação da mão de obra no Centro de Capacitação do Itaperú, zona Norte. A parceria com a Fundação Wall Ferraz permite que 100 alunos sejam qualificados.

O público alvo desse curso é jovens em busca do primeiro emprego. Todos que passarem pela capacitação terão currículo avaliado diretamente pela empresa e contratados de acordo com a demanda. E a iniciativa será levada para todas as regiões da capital. O próximo laboratório funcionará no bairro Vermelha, zona Sul.

Para Teresa Rodrigues, representante da Associação de Moradores do bairro Itaperú, a iniciativa proporciona a possibilidade de mudança de vida para muitos jovens. "Passamos sete anos lutando para que esse centro de capacitação se tornasse realidade. É uma conquista para os jovens da região.

Precisamos de cursos como esses para dar oportunidade para os nossos jovens", disse.

Somente a Vikstar já empregou 12 mil pessoas. Porém, outra empresa será inaugurada em agosto no bairro Dirceu Arcoverde, zona Sudeste, e deverá gerar mais 3 mil empregos. O crescimento do setor em Teresina deve romper o ano com melhores perspectivas. Segundo o prefeito Firmino Filho, outra companhia se instalará no segundo semestre e iniciará o recrutamento de pessoal em agosto. Ela funcionará em um imóvel nas proximidades do Iate Clube, zona Norte.

"Estamos celebrando uma política que vem dando certo. Em 2013, começamos a projetar essa atração de empresas e gerar emprego para a nossa juventude. É o programa mais bem sucedido da história do Piauí. Tem uma terceira empresa que vai se instalar. No meio de toda essa crise, Teresina está conseguindo se sobressair. Nos últimos cinco meses, Teresina foi a capital que mais gerou emprego.

Isso vem nos levando a uma preocupação: a capacitação dos nossos jovens. Por isso estamos buscando essas parcerias", afirma o prefeito.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fábio Nery, a política implementada pela Prefeitura vem permitindo que Teresina se torne um polo propício para o primeiro emprego. "Temos uma cultura educacional muito forte. Porém, faltava garantir que esses jovens tivessem incentivos para entrarem no mercado de trabalho", avalia.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: