Teresina está infestada de cupins

teresina cupins alerta especialista


Os cupins estão atacando até as superfícies de concreto

Os cupins estão atacando até as superfícies de concreto Foto: divulgação

  Teresina está infestada de cupins. A constatação de especialistas fez com que profissionais da área de descupinização desenvolvessem um projeto para monitorar a infestação deste inseto em terrenos, antes mesmo de iniciar construções no local.

“Nós instalamos as Ecotraps, que são iscas feitas de materiais sustentáveis para cupins, na área a ser construída e monitoramos a cada 15 dias para saber se há infestação de cupins naquele terreno. O monitoramento é que vai me dizer quais as espécies presentes e, com base nisso, o tratamento mais adequado para as espécies identificadas”, destacou Leonardo Araújo, supervisor da Extinseto Saúde Ambiental.

Com esse monitoramento, os técnicos observam qual espécie atua naquela região e fazem o trabalho de descupinização.

“Naquele terreno pode ser levantado um prédio residencial e depois de habitado surgir cupins até o último andar. Em Teresina, há registro de prédios com infestação no 18º andar. Eles serão os mesmos que estavam debaixo do solo, que durante a construção aproveitaram os tijolos de furos para subir e depois as tomadas para entrarem nos apartamentos e chegar até os móveis”, explica o especialista.

Existem mais de três mil espécies de cupins no mundo, aproximadamente 300 espécies estão no Brasil, mas apenas 10% são consideradas pragas urbanas. Três grupos de cupins-praga causam infestação: cupins de madeira seca, cupins subterrâneos, arborícolas.

Fonte: assessoria

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: