Cidade

Teresina e Fortaleza trocam experiência para melhorar gestão fiscal

Nos primeiros seis meses deste ano, a Prefeitura conseguiu economizar R$48 milhões em despesas de custeio

Quarta - 06/12/2017 às 12:12



Foto: Ascom Prefeito Firmino Filho e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio
Prefeito Firmino Filho e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio

O prefeito Firmino Filho e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, estiveram reunidos ontem (5) para discutir e trocar experiência sobre as boas práticas adotadas na área fiscal. Nos primeiros seis meses deste ano, a Prefeitura de Teresina conseguiu economizar R$48 milhões em despesas de custeio. O Programa Gestão Cidadã começou a ser implementado ainda no ano passado com o objetivo de adequar os gastos à arrecadação do município. Entre as principais medidas adotadas pela administração municipal, estão a revisão dos contratos de alugueis de imóveis, equipamentos, água e energia, gerenciamento do Sistema Integrado de Gestão Pública.
 
“Essa reunião de trabalho com o prefeito e técnicos da Prefeitura de Fortaleza foi bastante proveitosa, pois pudemos mostrar as iniciativas adotadas por Teresina e conhecer também as práticas que vem sendo adotadas por eles para manter o equilíbrio financeiro nessa época em que há uma redução das receitas”, afirma o secretário municipal de Planejamento e Coordenação, Erick Amorim, que cumpre agenda com o prefeito de Teresina em Fortaleza. As duas prefeituras formarão um grupo de trabalho para compartilhar experiências.
 
Na capital cearense, Firmino Filho e Erick Amorim participaram também do encontro “Nordeste 2030 - Desafios e caminhos para o desenvolvimento sustentável”, realizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU). O evento reuniu prefeitos e governadores da região. Durante o encontro, os gestores estaduais e municipais discutiram a importância do planejamento de longo prazo com foco nos resultados e acompanhamento de risco. A competividade da região Nordeste e a confiança no setor público também estiveram em pauta.
 
“É preciso discutir quais as perspectivas e os desafios para a nossa região. Teresina, assim como outras cidades, vem buscando o desenvolvimento de forma sustentável com o foco no longo prazo. Para isso, estamos adotando boas práticas em diversas áreas com a finalidade de oferecer melhores serviços e dar ao teresinense uma cidade cada vez melhor”, destacou Firmino Filho.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: