Teresina é a terceira capital em consumo excessivo de álcool

Vereadora Teresa Brito Potycabana Governo do Estado Teresina


Teresina é a terceira capital do País no registro de consumo excessivo de álcool, droga que é a maior causa de doença e morte no Brasil. A capital piauiense fica atrás apenas de Fortaleza e Salvador na maior pesquisa pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas sobre dependência de álcool no Brasil, que avaliou 107 cidades. Os dados foram apresentados pela ONG Viva Bem na sessão especial realizada na Câmara Municipal hoje (26), Dia Municipal de Combate ao Consumo Excessivo de Álcool, criado pela lei n° 3.550/2006 da vereadora Teresa Britto.

Na oportunidade, o médico Antônio Barros lançou a campanha Nascer Viva Bem para ser adotada pelas gestões de saúde de Teresina e do Piauí de modo a prevenir a Síndrome Alcoólica Fetal. Segundo ele, as mulheres grávidas têm, principalmente no 1° trimestre, o período de maior risco de gerarem a síndrome em seus filhos, resultando em problemas de retardo mental, autismo e déficit de atenção.

"Hoje, 25% das mulheres grávidas ingerem bebida alcoólica no Brasil. Queremos essa política de saúde voltada para a mulher, com maior publicidade e conscientização porque no 1° semestre de gravidez é quando a mulher nem sabe que está grávida. Além disso, bastam mínimas quantidades de álcool para desencadear a síndrome", alertou o médico.

Antônio Barros entregou à vereadora Teresa Britto uma proposta de controle social para o consumo do álcool, no qual indica ações que devem ser adotadas pelos gestores públicos para maior prevenção e conscientização dos malefícios ao consumo excessivo de álcool. Ele lembra que a proposta foi entregue há um ano ao Governo do Estado, mas a gestão estadual preferiu liberar a comercialização de bebida alcoólica na Potycabana, além de patrocinar e incentivar o evento Cachaça Fest.

A vereadora Teresa Britto se comprometeu a levar a proposta de controle social do uso de álcool aos gestores de saúde e também vai solicitar a ampliação dos CAPs AD e do número de profissionais da Prefeitura de Teresina nos NASFs - Núcleo de Apoio à Saúde da Família.

Fonte: Léo Torres (Ascom)

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: