Teresina amplia atendimento odontológico

Nova estrutura do Centro de Especialidades Odontológicas funciona na Novafapi


Atendimento Odontológico Especializado

Atendimento Odontológico Especializado Foto: Ascom

Está funcionando em Teresina um novo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que fica situado na faculdade Uninovafapi. O local vem para ofertar serviços especializados de odontologia, uma extensão do trabalho das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Teresina já conta com outros dois CEOs, um no Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo e outro na Rua 7 de Setembro, no centro da cidade. O diferencial do novo centro é sua estrutura, classificada como tipo III (diferente dos outros que são tipo II), o que significa maior capacidade de atendimento. “O CEO tipo III  funciona nos turnos manhã e tarde e com capacidade de realizar 70 atendimentos por dia”, informa Giovanni Telmo, gerente de saúde bucal da Fundação Municipal de Saúde.

 O local oferta especialidades como periodontia, endodontia (tratamento de canal), cirurgia oral, prótese dentária e atendimento à pessoa com deficiência. Para ter acesso a estes serviços, o usuário deve procurar a UBS da sua área, onde é iniciado o tratamento, e referenciado para o centro de especialidade. O agendamento da primeira consulta deve ser realizado na UBS, de acordo com a oferta de vagas das diversas especialidades. Consultas de retorno e entre especialidades são agendadas no próprio CEO. “O novo CEO Uninovafapi vem para atender especialmente às zonas Leste e Sudeste, devido à localização, mas ela está aberta para toda e qualquer referência do município”, explica o gerente.

 O CEO é gerenciado pela faculdade Uninovafapi com financiamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), via recursos do Ministério da Saúde. Trata-se de uma retaguarda especializada para a atenção básica, que conta atualmente com 240 equipes de saúde bucal da Estratégia Saúde da Família (ESF) – a segunda maior cobertura do Brasil entre as capitais com mais de 500 mil habitantes.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: