Cidade

Teresina 2030: Plataforma será lançada na próxima terça (26)

O lançamento acontece no Teatro do Boi, no bairro Matadouro, a partir das 19h.

Sábado - 23/09/2017 às 14:09



Foto: Prefeitura de Teresina Teatro do Boi
Teatro do Boi

A Prefeitura de Teresina lança, na próxima terça-feira (26), a Plataforma Teresina 2030. O evento marca o início da estratégia de abertura de dados para o desenvolvimento sustentável da capital piauiense. O lançamento acontece no Teatro do Boi, no bairro Matadouro, a partir das 19h.

O lançamento da plataforma terá palestras do chefe da unidade de inovação da Organização dos Estados Americanos (OEA), Silveiro Zebral; do cofundador da rede social Colab, Gustavo Maia; e da gerente de conhecimento da Comunitas, Bruna Santos. Durante o evento, será divulgada a equipe vencedora da Hackathon THE 2030, maratona digital que começa nesta sexta-feira (22) e segue até amanhã no Mirante da Ponte Estaiada.

“A Teresina 2030 é a plataforma aberta da cidade, onde todos poderão monitorar o desenvolvimento da cidade, através de mapas interativos, dados abertos e programas de capacitação para gestores e sociedade civil em planejamento colaborativo. A plataforma traz mais transparência ao setor público”, afirma a coordenadora da Agenda 2030, Gabriela Uchoa.

Por meio da plataforma é possível saber o que está acontecendo na cidade. As informações disponibilizadas na plataforma serão fornecidas de forma dinâmica e em diversos formatos. “Os dados dos bairros, por exemplos, estarão também em mapas, que permite a melhor visualização e compreensão. Os formatos também são os mais diversos, como Java, o que permite que cada usuário baixe esses dados no formato mais adequado para sua necessidade”, explica.

Uma pactuação entre poder público e sociedade, a Agenda 2030 de Teresina, está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - Cidade Sustentável, Cidade de Oportunidades, Cidade de Direitos, Cidade Criativa e Governança Eficiente – e traz um plano de metas e ações para a construção de cidade de forma sustentável.

“As informações fornecidas pela Teresina 2030 permitem que estudantes, pesquisadores, empreendedores e a população em geral conheçam melhor a cidade e dela se apropriem. A intenção é promover o desenvolvimento sustentável e a participação social, difundindo a cultura da transparência”, finaliza o secretário municipal de Planejamento e Coordenação, Washington Bonfim.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: