Política

Teresa Britto ressalta a luta das mulheres por seus direitos

Teresa Britto defendeu que as mulheres sejam mais motivadas a ingressar na política

Segunda - 11/03/2019 às 17:03



Foto: Paulo Pincel Deputada estadual Teresa Britto (PV)
Deputada estadual Teresa Britto (PV)

A deputada estadual Teresa Britto (PV) destacou a luta das a mulheres pelos seus direitos. As mulheres, Disse, têm conseguido alcançar algumas vitórias, mas que precisam avançar ainda mais., já que tem a capacidade de fazer várias atividades ao mesmo tempo.

“A mulher é especial, sou muito feliz por ser mulher. E o dom que Deus me deu foi pelo fato de eu ser mulher. Somos 30 deputados e apenas quatro mulheres. Na Câmara Municipal, de 29 vereadores apenas três mulheres eleitas. Para se colocar na política a mulher passa por várias dificuldades. Eu vivi essa dificuldade e hoje vi como foi importante eu entrar na política. Pude ajudar a capital e agora vou nesta Casa vou ajudar o Piauí”.

Teresa Britto defendeu que é preciso que as mulheres sejam mais motivadas para que possa confiar mais nelas mesmas, buscar está presente ocupando os espaços de decisão, o poder, a capacidade de enfrentar desafios.

“Nossa coordenadoria de políticas públicas para as mulheres devem ser transformada em secretaria”, defendeu, lembrando que a criação e depois a transformação da Coordenadoria em Secretaria Municipal de Mulheres foram frutos de projetos de sua autoria como vereadora.

Segundo a oradora, a falta de autonomia financeira muitas vezes obriga a mulher a se submeter a violência doméstica, a continuar sofrendo por conta da dependência o sofrimento psicológico maltrata mais que uma pancada. Isso tudo tem que ser rompido, essas barreiras tem que ser ultrapassadas”.

A deputada destacou a proposta assinada pela governadora em exercício Regina Sousa dando transporte gratuito para as mães e os bebês recém-nascidos para retornarem para casa. Teresa Brito vai propor a humanização do parto na rede estadual de Saúde. “Vamos reforçar como a lei estadual a humanização do parto inclusive permitindo a presença de um familiar na sala de parto”.

Teresa Brito disse que vai questionar o fato das leis aprovadas no parlamento demorarem a serem sancionadas pelo Executivo.

O deputado Franzé Silva (PT) disse que o governo tem trabalhado muito pela valorização da mulher, inclusive com ações na área da Saúde, Cultura, Segurança. “A questão da mulher é investimento”

Franzé defendeu uma sintonia do estado com a sociedade para poder enfrentar o feminicídio, citando os projetos de som autoria sobre a notificação prévia da mulher que denunciou agressor sobre a liberação dele pela Justiça;.e que estabelece a prioridade no mercado de trabalho para mulher que denuncia o agressor. “Vamos fazer o debate dentro das comissões para garantir a proteção às mulheres do nosso Estado”.

Encerrando o discurso, Teresa Brito disse que é preciso trabalhar a prevenção da violência contra a mulher. “Nós temos que trabalhar a situação emergencial, mas trazendo o foco principal para a prevenção. A violência que acontece no lar deve ser trabalhada na infância, na adolescência, educando os nossos filhos para que eles respeitem a mulher”.

Fonte: Alepi

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: