Política

Teresa Britto defende a preservação das árvores e dos mananciais

A deputada citou as mortes dos rios Gurguéia e Canindé no Piauí

Quinta, 21/03/2019 às 20:03



Foto: Caio Bruno/Alepi Deputada estadual Teresa Britto (PV)
Deputada estadual Teresa Britto (PV)

O deputada estadual Teresa Brito, do PV, defendeu da tribuna da Assembleia Legislativa, a preservação dos mananciais do Piauí, citando os rios Gurguéia e Canindé, que já morreram, “sem que se tivesse feito qualquer tipo de política de proteção esses mananciais,  como se a água fosse algo infinito,  o que não é”.

Teresa Britto lembrou que água é finita e precisa ser cuidada.  A oradora advertiu que a crise hídrica já chegou ao Piauí citando os cerrados e o semi-árido piauiense.

A deputada defendeu a execução de campanhas educativas para alertar a sociedade sobre a necessidade da preservação dos rios, dos aquíferos, das nascentes, de questões como o consumo consciente da água,  do lixo que é despejado nos rios.

Teresa acrescentou que as árvores são importantes para a sobrevivência dos rios contribuindo para a fixação do solo, para reduzir a poluição do ar, diminuir o efeito estufa.

“No Dia Mundial da Água é importante lembra que não há árvore sem água e nem há água árvore. Isso é fato. Amanhã, nós do Partido Verde vamos fazer uma campanha aqui em Teresina e recomendamos que os municípios também façam campanhas para que as árvores possam ser preservadas e que mais árvores sejam plantadas; que as florestas sejam preservadas.peça as crianças que faziam seus pais e aos pais que faleceu as crianças que a população nos ajude a proteger o nosso planeta, a água, a árvore.precisamos de toda a sociedade se apropria desse tema para que tenhamos um meio ambiente equilibrado”.

Defendeu que a sociedade produza menos lixo com o consumo de menos produtos industrializados, evite o plástico, consuma alimentos produzidos sem o uso de agrotóxico, vindos da agricultura familiar, do pequeno produtor. Citou o aquífero de Cristino Castro, onde existem os poços artesianos que jogam água há mais de um século. “Não poderia deixar de registrar a preocupação com as nossas águas, com as nossas florestas, com a expansão do agronegócio nos cerrados, com as dificuldades produtores de grãos em utilizando novas tecnologias por falta de infraestrutura”, afirmou.

Concluindo o discurso, Teresa Britto disse que é preciso discutir, elaborar propostas e levar para governador, para execução de políticas de conservação do meio ambiente. A deputada convidou os deputados para participarem do Dia Mundial da Água, nesta sexta-feira (22), onde haverá um evento na Av.Frei Serafim”.

Fonte: Alepi

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: