Olhe Direito!

Olhe Direito!

Terapeutas Ocupacionais criam projeto para estimular autonomia dos usu

Sexta - 22/01/2016 às 13:01



Foto: Andressa Figueredo oficinas AVD e AVP
oficinas AVD e AVP



Os usuários dos Centros de Atenção Psicossocial das regiões Sul e Norte de Teresina participam, desde o ano passado, de uma oficina em grupo para estimular a autonomia. A abordagem que é inovadora nos CAPS de Teresina foi criada pelas terapeutas ocupacionais Priscila Buhatem e Fabíola de Oliveira Alvino.



Na oficina de Atividade de Vida Diária (AVD) os usuários são estimulados a fazerem as atividades relacionadas aos cuidados pessoais, mobilidade e comunicação. Já na oficina de Atividades de Vida Prática (AVP) os usuários realizam atividades mais complexas como cuidar de outras pessoas, compras, preparação de alimentos e limpeza, o gerenciamento financeiro e a manutenção da casa e da saúde.



A terapeuta ocupacional Priscila Buhatem explica que o objetivo do projeto é estimular a independência, a autonomia, a integração do usuário na sociedade e o fortalecimento do vínculo familiar. “Quando criamos as oficinas de AVD e AVP pensamos em atividades que pudessem proporcionar mais autonomia aos usuários, estimulando as habilidades cognitivas e psicomotoras em todos os níveis. Em uma das práticas, reforçamos a importância do lazer, levando o grupo de usuários para as praças da capital”, reforça.



A Oficina de AVD e AVP é realizada no Centro de Atenção Psicossocial Sul desde o ano passado. Priscila Buhatem, que coordena a oficina, afirma que houve melhora significativa entre os usuários que participaram do projeto. “As oficinas são ministradas para grupos de 10 usuários que assistem às palestras e realizam as atividades práticas. Pelo menos 50% dos usuários obtiveram ganho funcional e já conseguem realizar algumas atividades com autonomia. Seguiremos com as oficinas em 2016”, relata.



O Projeto Oficina de AVD e AVP também foi apresentado no Congresso Internacional de Saúde Pública, realizado em Parnaíba, em outubro de 2015.
 
Siga nas redes sociais
Álvaro Mota

Álvaro Mota

É advogado, procurador do Estado e mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Álvaro também é presidente do Instituto dos Advogados Piauienses.

Compartilhe essa notícia: