Temer sanciona lei que fixa regras para controle de doping na Olimpíad

JAD ABCD Medicamentos Doping Brasil


Presidente interino, MIchel Temer

Presidente interino, MIchel Temer Foto: Lula Marques/Agência PT

O presidente em exercício Michel Temer sancionou nesta sexta-feira (29) uma lei que fixa regras sobre o controle de doping no esporte no Brasil, que servirá de base para a Olimpíada e a Paraolimpíada do Rio de Janeiro. O texto foi aprovado pela Câmara e pelo Senado em julho.

O doping é o consumo de drogas ou remédios para melhora do desempenho físico dos atletas. O texto cria a Justiça Desportiva Antidopagem (JAD), que funcionará como um tribunal para julgar os atletas que infringirem as regras de controle do doping.

Este departamento do Ministério do Esporte será formado por sindicatos de atletas e membros do Poder Executivo. O JAD atuará tanto em competições profissionais quanto amadoras.

O atleta que fizer uso de medicamentos indevidos durante a competição estará sujeito à anulação do resultado das provas e à devolução de prêmios ou medalhas. Caso o competidor seja condenado pelo tribunal, ele deverá devolver os recursos públicos investidos em sua carreira.

A matéria também estabelece competências da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), que inclui conduzir os testes e fazer a gestão dos resultados. A entidade qualifica os profissionais que realizam a coleta de sangue dos atletas e a análise do material. A ABCD será responsável por informar à JAD de possíveis violações da legislação antidoping.

Pelo texto, as contratações de pessoas que vão auxiliar na organização dos Jogos Olímpicos serão publicadas via internet para garantir a transparência do processo. Durante a Olimpíada, a Agência Nacional de Aviação (Anac) poderá autorizar o uso de serviços aéreos privados em eventos relacionados às competições.

Fonte: globo.com

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: