Temer mentiu para tirar Dilma, dizia que o país estava quebrado e agor

247 ? O presidente interino Michel Temer, como todos sabem, conquistou o poder provisório a partir


Presidente interino Michel Temer

Presidente interino Michel Temer Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

247 – O presidente interino Michel Temer, como todos sabem, conquistou o poder provisório a partir da tese de que a presidente eleita Dilma Rousseff quebrou o País com suas “pedaladas fiscais”.

Pois bem: se a tese era verdadeira, Temer deveria promover um ajuste das contas – e não alargar ainda mais o rombo fiscal.

Leia também: Os soluços de Temer no leito de morte

Nesta segunda-feira, no entanto, ele tomou mais uma medida expansionista, do ponto de vista fiscal, ao conceder anistia de seis meses aos estados nos pagamentos de suas dívidas.

Leia também sobre um raro momento de sinceridade de Temer: “E ademais disso, pelo que sei, a senhora presidente utiliza o avião, ou utilizaria, para fazer campanha denunciando o golpe”, Michel Temer

Até agora, Temer já ampliou o déficit para R$ 170 bilhões (o que deve se repetir em 2017), concedeu reajustes ao Poder Judiciário, permitiu a criação de cargos de confiança no Legislativo e concedeu subsídios aos governadores.

Além disso, aumentos de impostos, como a volta da CPMF, foram descartados para não contrariar o empresariado.

Com issso, o resultado da gestão provisória será um país em condições fiscais muito piores do que as que foram entregues pela presidente Dilma Rousseff.

Leia também:

Dilma: “a grande herança negativa do governo Dilma é o vice-presidente Michel Temer”

Meirelles, ministro da Fazenda desmente Temer sobre a “herança maldita”

Leia, abaixo, reportagem da Reuters:

Governo fecha acordo e Estados terão carência total por 6 meses na dívida

BRASÍLIA (Reuters) – O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e governadores fecharam acordo nesta segunda-feira sobre a renegociação da dívida dos Estados com a União, por meio do qual não terão de desembolsar nenhuma parcela por seis meses, afirmou o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB).

Segundo ele, os Estados voltarão a pagar suas parcelas da dívida em janeiro, de forma escalonada. Meirelles esteve reunido nesta tarde com diversos governadores para tratar sobre o tema.

“Teremos uma carência no pagamento da dívida de seis meses. A carência total. Depois, nós teremos a partir de janeiro uma redução proporcional em 18 meses”, afirmou Rollemberg a jornalistas, acrescentando que a parte da dívida que foi judicializada será paga pelos Estados em 24 meses.

Em princípio, os Estados queriam carência total por dois anos, enquanto o Tesouro havia proposto pagamento da dívida de 100 por cento até julho e, a partir daí, cairia a cada bimestre até chegar a 40 por cento em julho de 2017, patamar que ficaria congelado até dezembro daquele ano. A partir daí, voltaria cair até zerar a carência em 2018.

 

Fonte: Reportagem de César Raizer

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: