Ciência & Tecnologia

Televisões curvas estão praticamente mortas

As TVs curvas estão sendo silenciosamente tiradas de cena

Quinta - 05/01/2017 às 12:01



Foto: Script Brasil Televisão Curva
Televisão Curva

Depois de acompanhar as apresentações das TVs da Samsung e LG na CES deu para perceber que as telas curvas, que foram consideradas a tecnologia revolucionária que salvaria as televisões, está morta. Bem, não completamente morta, mas não já não é a queridinha das fabricantes. As TVs curvas estão sendo silenciosamente tiradas de cena.

A Samsung anunciou sua nova televisão top de linha na feira. A Q9 é linda, compacta para o seu tamanho e leva todos as entradas para um único cabo que tem a espessura de uma linha de pesca. E é dramaticamente plana. O display não tem o mínimo de curvas. O que é bem diferente dos anos passados, quando os principais modelos da Samsung tinham telas curvas e eram as estrelas do show.

Os principais televisores geralmente possuem todas as características que sejam as mais inovadoras para uma empresa. Elas são planejadas para serem à prova do futuro e valerem o preço de US$ 5 mil. São televisões que ainda vão impressionar seus convidados anos depois que novas e melhores tecnologias surgirem.

Representantes da Samsung disseram ao Gizmodo que a companhia ainda “acredita” nas TVs curvas e há uma variante desse gênero disponível nos modelos mais baratos da Q7 e Q8. Mas a exclusão de uma versão curva no modelo principal é bem importante.

Especialmente quando você percebe que a LG também está deixando as linhas curvas de lado também. Em vez disso, a principal característica do grande modelo da companhia, a W7 OLED, é poder ser montada praticamente nivelada à parede. A Panasonic também está entrando na ideia das TVs super retas e finas; seu segundo televisor OLED da história, o EZ1002, é completamente plano. O primeiro OLED da Panasonic foi TX-65CZ952B anunciado há dois anos, com uma curva distinta.

Então por que as TVs curvas estão sendo colocadas para pastar? O número de vendas pode ser limitado, mas a experiência prática com elas não é. A tecnologia sempre foi só um truque, apesar do que algumas pessoas esperavam.

Uma tela curva dá uma imersão incrível quando as pessoas estão sentadas bem na frente da TV, mas a experiência de assistir em qualquer outro canto da sala é bem menos fabuloso. Isso as torna praticamente inúteis para grandes festas para assistir ao Superbowl ou maratonas de séries, ou qualquer coisa que não envolve só uma pessoa, assistindo TV sozinho.

Então, adeus TVs curvas. Você ficou por aqui durante alguns anos, e não está tecnicamente morta, ainda. Mas você pode simplesmente sair para pastar agora. Ninguém sentirá sua falta. Agora a gente tem TVs com um único cabo e alto-falantes gigantes, o que é bem mais legal.

Fonte: UOL

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: