Ciência & Tecnologia

Tecnologia inativa vírus em bolsas de sangue e pode ser a alternativa

transfusão imaitiva virus sangue tecnologia

Sábado - 26/03/2016 às 13:03



Foto: CCom Coleta de sangue no Hemopi
Coleta de sangue no Hemopi
 A ANVISA aprovou, recentemente, um sistema de inativação de patógenos que impede a infecção de doenças virais, como a Dengue, Chikungunya e Zika na transfusão de sangue.

Cerca de 80% das pessoas infectadas pelo vírus não apresentam os sintomas da doença. Isto significa que os doadores, aparentemente saudáveis, correm o risco de doar sangue infectado para os pacientes.

O  médico Luiz Amorim, diretor geral do HemoRio está disponível para explicar como essa tecnologia funciona no contexto da transmissão de diversas doenças virais. "O kit consiste em uma bolsa plástica, tipo a de armazenamento de sangue, com um medicamento chamado amotozalen (normalmente usado para tratamento de psoríase). Quando o sangue doado entra na bolsa, esse remédio se liga com o material genético dos vírus e bactérias”, detalha o médico.

Pelo fato de não haver um exame rápido que detecte a presença do zika vírus em um sangue doado, a adoção do mecanismo por bancos de sangue brasileiros pode ser uma alternativa para dar segurança a grávidas que precisem receber plasma ou plaquetas.

Fonte: assessoria

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: