Ciência & Tecnologia

Tecnologia do Facebook vai ler e transcrever pensamentos

Executiva da empresa afirma que tecnologia 'poderia um dia se tornar uma prótese de linguagem para pessoas com transtornos de comunicação'

Sexta - 21/04/2017 às 14:04



Foto: Ah Duvido Cerebro
Cerebro

O Facebook apresentou um projeto na conferência anual de desenvolvedores de aplicativos do grupo, F8, realizada em San José, na Califórnia, que deve decodificar pensamentos do nosso cérebro e transformar em mensagens escritas, sem que seja necessário digitar ou falar. A executiva da rede social Regina Dugan afirmou que "isso está mais perto do que podemos imaginar".

Segundo Dugan, uma equipe de mais de 60 cientistas e engenheiros especializados em tecnologias de inteligência artificial foi criada pelo Facebook para compreender a linguagem, os sistemas de imagens cerebrais e as próteses neurológicas, divulgou a AFP.

O sistema deve ser capaz de decodificar as palavras na parte do cérebro responsável pela linguagem e transcrever direto no computador a uma velocidade de cem palavras por minuto, cinco vezes mais rápido do que a digitação no smartphone.

Dugan enfatiza ainda que essa tecnologia “poderia um dia se tornar uma prótese de linguagem para pessoas com transtornos de comunicação, ou uma nova forma de dar instruções na realidade aumentada".

Eu sugiro que um dia, não tão longe, talvez seja possível que eu pense em mandarim e que vocês o escutem instantaneamente em espanhol."

Fonte: Noticias ao Minuto

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: