Política

TCE promove curso sobre Sistema de Investigação de Movimentações Bancárias

destinado a auditores de controle externo do TCE-PI e membros dos diversos órgãos da Rede de Controle.

Sexta - 02/09/2016 às 11:09



Foto: TCE-PI Presidente do TCE-PI, conselheiro Luciano Nunes, abriu o curso
Presidente do TCE-PI, conselheiro Luciano Nunes, abriu o curso

Prossegue nesta sexta-feira (2), na Escola de Controle e Gestão do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, o curso sobre o Sistema de Investigação de Movimentações Bancárias (Simba) destinado a auditores de controle externo do TCE-PI e membros dos diversos órgãos da Rede de Controle. O objetivo é qualificar e aperfeiçoar os participantes para o uso do Simba, a fim de fortalecer as instituições e intensificar o combate à corrupção e ao crime organizado.

Participam promotores de Justiça do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) do Ministério Público Estadual, membros do Ministério Público Federal, da Polícia Rodoviária Federal, Controladoria Geral da União e Polícias Civil e Militar, além do TCE-PI. O curso é realizado pelo Gaeco em parceria com o TCE-PI e apoio de outros órgãos da Rede de Controle, e ministrado por Álvaro Melo Casseb e Yara Campos Carvalho, da Procuradoria Geral da República, em Brasília.

O Simba é um software que auxilia na análise de informações e dados em operações de combate à corrupção e ao crime organizado. Desenvolvido pela Secretaria de Pesquisa e Análise (SPEA), da Procuradoria Geral da República, ele facilita a análise de informações de quebra de sigilo bancário. O coordenador do Gaeco, promotor Rômulo Cordão, disse que se trata de uma ferramenta de fundamentam importância para as investigações envolvendo desvio de dinheiro, pagamento de propina e outros crimes operacionalizados por meio de movimentações bancárias.

O procurador-geral de Justiça do Estado, Cleandro Moura, disse na abertura do curso que o Gaeco tem tido uma atuação exemplar nas ações de combate à corrupção no Piauí. Por isso, o curso é importante para treinar os membros do grupo e dos órgãos de fiscalização e controle. O presidente do TCE-PI, conselheiro Luciano Nunes, destacou a atuação da Rede de Controle e disse que o TCE-PI se sente honrado por ser protagonista de mais uma iniciativa de fortalecimento das instituições no combate à corrupção e ao crime organizado. 

Fonte: TCE-PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: