Suicídio de adolescente provoca debate nacional

Casos recentes de exposição da intimidade de mulheres na internet, como o da adolescente de 17 anos


Post no Twitter avisou sobre suicídio

Post no Twitter avisou sobre suicídio Foto: Reprodução/Twitter

Casos recentes de exposição da intimidade de mulheres na internet, como o da adolescente de 17 anos que se suicidou após ter um vídeo íntimo divulgado na rede por um ex-namorado, têm suscitado no Brasil um debate sobre machismo.

Para Monalisa Barros, psicóloga e membro do Conselho Federal de Psicologia, o fenômeno, conhecido como pornografia de vingança, é uma reedição da violência de gênero, nova modalidade de violência contra mulher. — o Brasil tem números absurdos de violência de gênero.

O caso

A adolescente J.R., de 16 anos, cometeu suicídio no último domingo, de seu quarto na casa de sua família em Parnaíba (345 km de Teresina) depois que circulou na internet um vídeo com imagens de uma relação sexual entre ela, um homem e outra adolescente.

Após a repercussão do vídeo nas redes sociais, J.R. anunciou seu suicídio em sua conta no Twitter, onde pediu desculpas aos pais. A Polícia Civil de Parnaíba abriu inquérito para investigar as circunstâncias da morte da adolescente.

Em sua conta do Twitter, ela postou frases de pedido de desculpa aos pais e se despedindo, no último dia 10 de novembro. Em seguida, o primo dela atualizou a página, confirmando a morte da jovem e dizendo que divulgaria o local do velório.

A hipótese é de que a jovem tenha cometido suicídio após um vídeo de sexo entre ela, uma outra jovem e um homem ter sido divulgado através do programa de compartilhamento de mensagens e arquivos WhatsApp.

O delegado regional de Parnaíba, Rodrigo Rodrigues, afirmou que o resultado será divulgado após a conclusão das investigações, que estão sendo acompanhadas por integrantes da família de J.R.
A jovem foi encontrada morta enrolada com fio da chapinha de alisamento de cabelos.

“Eu te amo, desculpa eu n ser a filha perfeita mas eu tentei... desculpa desculpa eu te amo muito mãezinha.. desculpa desculpa...!! Guarda esse dia 10.11.13 [sic]”, escreveu ela, em seu perfil na rede de microblogs.

Em outras postagens, a jovem dizia “É daqui a pouco que tudo acaba” e “E tô com medo mas acho que é tchau pra sempre”.

Sua conta do Instagram acabou deletada por conta da repercussão do caso.

A morte de J.R. causou grande comoção no Piauí e uma discussão sobre a posição dos pais em relação ao que é divulgado na internet sobre seus filhos.

Fonte: O Globo

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: