Suécia vence com pênalti marcado com ajuda do VAR

Juiz pediu auxílio do árbitro de vídeo (VAR) depois que Kim Min-woo derrubou Viktor Claesson


O capitão da Suécia, Granqvist, converteu a penalidade

O capitão da Suécia, Granqvist, converteu a penalidade Foto: Reprodução/Getty Images

A Suécia venceu uma partida de estreia em Copa do Mundo pela primeira vez desde 1958 e ainda encerrou uma seca de gols ao vencer a Coreia do Sul por 1 x 0, nesta segunda-feira, em um jogo decisivo para a equipe ter chances de se classificar no Grupo F do Mundial.

Após dominar o jogo mas desperdiçar uma série de chances de marcar, os suecos tiveram um pênalti a favor aos 20 minutos do segundo tempo marcado com auxílio do árbitro de vídeo (VAR) depois que Kim Min-woo derrubou Viktor Claesson dentro da área.

O árbitro Joel Aguilar, de El Salvador, inicialmente mandou o lance seguir, mas foi chamado para consultar o sistema de árbitro de vídeo e assinalou a penalidade.

O capitão sueco, Andreas Granqvist, bateu com confiança e converteu a cobrança no lado oposto do goleiro Cho Hyun-woo, que antes fizera duas defesas impressionantes.

"O VAR levou um tempo, mas estamos muito satisfeitos que fizeram isso... eu tinha certeza", disse Granqvist.

O resultado foi bastante comemorado pela multidão de torcedores suecos vestidos de amarelos, que temiam que seu time passasse em branco mais uma vez após ficar sem marcar em seus últimos três jogos.

A vitória também foi a primeira dos suecos em uma estreia em Copa do Mundo desde 1958, quando sediaram o torneio e acabaram como vice-campeões, perdendo a final para o Brasil.

A primeira chance real do jogo foi do atacante sueco Marcus Berg, mas sua finalização de chapa cara a cara com o goleiro Cho Hyun-woo foi defendida, aos 21 minutos do primeiro tempo.

Cho, que foi escalado de forma surpreendente como titular, ainda fez outra boa defesa no início do segundo tempo que impediu gol de Ola Toivonen.

A melhor chance da Coreia do Sul foi de Hwang Hee-chan, que cabeceou para fora após receber cruzamento livre dentro da área, já nos acréscimos, quando sua equipe se lançou desesperada para o ataque.

Com a vitória a Suécia empatou com o México na liderança do Grupo F com três pontos, enquanto a atual campeã Alemanha e a Coreia do Sul ainda não somaram pontos. Os suecos enfrentarão na próxima rodada a Alemanha, enquanto os sul-coreanos terão pela frente um desafio complicado com o México.

(Reportagem adicional de Mark Gleeson, em Nizhny Novgorod, e Philip O'Connor, em Sochi)

Fonte: Globo Esporte

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: