Brasil

STJ condena jornal que chamou José Sarney de ´´capacho da ditadura``

ditadura capacho Sarney jornal condena STJ

Quarta - 25/05/2016 às 22:05



Foto: Reprodução Senador José Sarney em charge de Aroeira
Senador José Sarney em charge de Aroeira
O Jornal Pequeno, veículo de comunicação sediado no Maranhão, terá que pagar R$ 40 mil ao ex-presidente da República e ex-senador, José Sarney. Conforme divulgado pelo site Consultor Jurídico nesta semana, a publicação sofreu derrota no Superior Tribunal de Justiça. O órgão entendeu que a moral do político foi atingida por ele ter sido chamado de “capacho da ditadura e dos militares golpistas”.

A decisão contrária à editora HM Bogea e Cia Ltda, responsável pelas manutenções das versões online e impressa do Jornal Pequena, foi tomada de forma monocrática pelo ministro Luis Felipe Salomão. Ao analisar o processo, ele acatou parte dos pedidos feitos pela defesa de Sarney, representada pelos advogados Eduardo Borges Araújo e Janaína Lusier Camelo Diniz, e elevou o pedido do valor da indenização a ser paga ao peemedebista. Anteriormente, a Justiça tinha definido em R$ 10 mil.

A relação de Sarney com o Jornal Pequeno foi parar na Justiça por causa de reportagens publicadas em 2010. O Consultor Jurídico relembra que o veículo chegou a usar termos como “velho coronel”, “figura minúscula” e alguém que “mente compulsivamente” para se referir ao político. Com isso, o juiz Salomão alegou que o alvo das frases consideradas ofensivas trata-se de pessoa pública e que tem “imagem estabelecida em âmbito nacional”.

Fonte: comunique-se

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: