Geral

Sony lança TV 4K com quatro vezes mais definição que em HD

TV 4K tem quatro vezes mais definição do que um televisor Full HD

Terça - 08/01/2013 às 13:01



Foto: Divulgação TV 4K tem quatro vezes mais definição do que um televisor Full HD
TV 4K tem quatro vezes mais definição do que um televisor Full HD
 A Sony tentou mostrar que é possível transformar a sala de estar ao conectar os aparelhos com o smartphone sem a necessidade de grandes configurações em sua apresentação na Consumer Electronic Show (CES). Para passar uma música do Xperia Z para um alto-falante da casa, basta encostar o telefone na caixa acústica.

O celular, a central de entretenimento da casa na visão da companhia, tem uma tela Full HD (1080p) de 5 polegadas que, segundo a Sony, usa a mesma tecnologia dos televisores da linha Bravia. “Se temos a melhor linha de TVs, qual o motivo de não usarmos esta tecnologia e sua equipe de desenvolvimento para a tela do Xperia Z?”, disse Phil Molyneux, presidente da Sony Electronics durante apresentação.

O smartphone ainda tem uma câmera de 13 megapixels e vídeo HDR e resiste até três minutos na água, o que dá tempo para salvar o aparelho em caso de um pequeno acidente.

Mas o destaque do Xperia é a conectividade com alto-falantes. Por meio da tecnologia Near field Communication (NFC), basta tocar o aparelho nos alto-falantes compatíveis para que a música que está sendo reproduzida no celular passe para a caixa acústica por meio de conexão Bluetooth - e é possível espalhar estas caixas por toda a casa.

O “Sound bar”, como é chamado o alto-falante, vem para substituir os rádios toca-CD e prometem som de alta qualidade. Mas há alto-falantes pequenos “Audio Balls”, caixas acústicas pequenas em formato de bola para se levar para qualquer lugar. Há um botão na bolinha que permite atender ligações telefônicas.

Tocar o telefone na TV transmite qualquer conteúdo de vídeo que está em reprodução no aparelho para que se possa assistir no televisor.

TVs 4K

As TVs ganham mais resolução com a tecnologia 4K (ou Ultra High Definition), quatro vezes mais definição do que um televisor Full HD. As Bravia 4K chegam ainda este ano aos Estados Unidos em tamanhos de 55 e 65 polegadas. Molyneux disse que estes modelos serão mais acessíveis, embora não tenha revelado quanto vão custar.

Os aparelhos serão vendidos junto com o irmão maior, de 84 polegadas voltado para o mercado de luxo.

O grande problema de se ter uma TV 4K hoje é que não há praticamente nenhum conteúdo no formato de altíssima definição. Pensando nisso, a Sony anunciou o lançamento de filmes em 4K. Produções como a refilmagem de “O Vingador do Futuro” e “O Espetacular Homem-Aranha” terão versões no novo formato vendidas em discos de Blu-ray tradicionais.

Já os compradores da TV de 84 polegadas receberão “de presente” um tablet que controla o aparelho e acessa um servidor repleto de filmes na resolução 4K. O serviço de distribuição destes filmes pela internet chega aos Estados Unidos na metade do ano. “Este é o primeiro serviço de distribuição de filmes 4K do mundo”, disse o executivo.

Ainda no ramo das TVs, e seguindo o exemplo das rivais Microsoft e Nintendo, com o SmartGlass e a Nintendo TVii, respectivamente, a Sony apresentou seu serviço de segunda tela para conteúdo de Tvs, o TV SideView. O aplicativo é instalado em tablets e apresenta uma grade com o conteúdo da TV em tempo real. O usuário pode ver se um filme está passando naquele momento e procurar informações sobre a produção e o elenco on-line.

Um pequeno erro
Pensando no futuro, a Sony quis mostrar um protótipo do seu aparelho de TV 4K de OLED com 56 polegadas. Ela quis, pois no momento em que Kaz Hirai, presidente da Sony, foi mostrar o aparelho, a imagem de uma paisagem sumiu apareceu a famosa tela “azul da morte do Windows”. E ali ficou sem ninguém, nem mesmo um técnico especializado poder fazer nada, apenas ouvir Hirai falando o quanto a TV tinha a melhor imagem. Imagem que ninguém viu.

Fonte: G1

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: