Mundo

Somália: EUA executam novo ataque aéreo contra Estado Islâmico

A nova estratégia autorizava o Departamento de Defesa do país a aumentar a frequência dos ataques aéreos, assim como das ações terrestres
Fonte: UOL | Editor: Redação 27/11/2017 18:41
Ataque Aéreo na Somália Ataque Aéreo na SomáliaFoto: 1News Brasil

As Forças Armadas dos Estados Unidos informaram nesta segunda-feira que, em coordenação com o governo da Somália, efetuaram no país africano um ataque aéreo contra combatentes do grupo jihadista Estado Islâmico (EI), no qual foi abatido um terrorista.

Esta operação faz parte da estratégia americana para combater a crescente presença de diferentes grupos islamitas na região, autorizada no início de 2017 pelo presidente dos EUA, Donald Trump.

"Em coordenação com o Governo Federal da Somália, em 27 de novembro as tropas americanas executaram um ataque aéreo contra o EI no nordeste da Somália, no qual um terrorista foi morto", informou o comando militar dos EUA na África (Africom) em comunicado.

A nova estratégia autorizava o Departamento de Defesa do país a aumentar a frequência dos ataques aéreos, assim como das ações terrestres, contra os grupos terroristas na Somália, onde a incerteza política permitiu a expansão de organizações como o EI e o Al Shabab.

No último dia 21 de novembro, o exército americano desferiu um duro golpe às forças islamitas que operam na região ao matar mais de cem combatentes do Al Shabab durante um ataque aéreo realizado 125 quilômetros ao norte da capital do país, Mogadíscio.

Comentários

Matérias Relacionadas