Ciência & Tecnologia

Software promete realizar leitura labial quase perfeita

Pesquisadores da Universidade de Oxford estão trabalhando no desenvolvimento de um software capaz de "ler" lábios com alto índice de acerto

Terça - 08/11/2016 às 20:11



Foto: Harmony Medical Center Leitura Labial
Leitura Labial

Pesquisadores da Universidade de Oxford estão trabalhando no desenvolvimento de um software capaz de "ler" lábios com alto índice de acerto. De acordo com os resultados divulgados, o LipNet é capaz de realizar a leitura labial com um índice de 93,4% de acerto.

Ao que foi divulgado na imprensa internacional pelos pesquisadores responsáveis pelo projeto, o programa tem grande potencial prático. Quando finalizado, ele poderá ser aplicado em aparelhos auditivos para pessoas com necessidades especiais e também na produção de legendas para permitir identificar conversas, ponto mais polêmico.

A tecnologia está sendo estudada na divisão de inteligência artificial do Google e já passou por testes em mais de 30 mil vídeos com fala. Esse "treinamento" pode possibilitar que o software estruture frases inteiras de acordo com o que foi identificado, sem precisar identificar palavra por palavra.

Apesar dos bons resultados, a tecnologia ainda precisa passar por mais testes, com vídeos de diferentes conteúdos e ambientes para perceber de fato as palavras, para finalmente chegar ao mercado.

Fonte: UOL

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: