Arte e Cultura

Sob Outro Olhar destaca Esperança Garcia

A apresentadora Norma Soely Guimarães conversa com o professor de História da UESPI, Élio Ferreira

Segunda, 21/11/2016 às 21:11



Sob Outro Olhar destaca nesta terça, às 14h, na TV Antares, um especial sobre Esperança Garcia. Você sabe quem foi Esperança Garcia? Você imagina uma mulher negra, escravizada escrevendo uma carta ao Governador da Província denunciando maus tratos? No mês da Consciência Negra, o programa Sob Outro Olhar vai tratar de temas voltados para a pessoa negra. O primeiro é sobre Esperança Garcia.

Dia 6 de setembro foi o dia Estadual da Consciência Negra em homenagem a Esperança Garcia, escrava que viveu na fazenda Algodões, situada na região de Oeiras. A apresentadora Norma Soely Guimarães conversa com o professor de História da UESPI, Élio Ferreira, sobre Esperança no quadro Olho no Olho.

Para saber mais sobre a vida dela, a jornalista Sônia Terra foi convidada pelo programa para entrevistar a historiadora Raquel Costa, no quadro O Olhar Que Quase Ninguém Vê. E tem mais: a jornalista convidada, Nayara Fabrícia conversa com a Presidenta da Comissão da Verdade da Escravidão Negra da OAB/PI, professora Sueli Rodrigues, sobre o Dossiê Esperança Garcia, que pretende reconhecer a carta como uma petição.

O dossiê é um levantamento histórico e jurídico acerca da vida da escrava e tem como objetivo o reconhecimento dela como a primeira advogada mulher negra do Piauí, por ter escrito a primeira petição reivindicando melhores condições de vida, denunciando e resistindo aos sofrimentos que vivia na sede da fazenda Poções.

Veja que Esperança era uma mulher escravizada que escrevia muito bem, quando as mulheres eram proibidas de ler e escrever na época. No Teatro Invisível Esperança vai relatar o teor de sua carta na interpretação da atriz Aparecida Jucá. As poesias do Coletivo Palavra Negra, da grande Vitória no Espírito Santo, serão mostradas no Olho Mágico. Clara Nunes, a banda Mametto e Mariene de Castro mostram a música negra no Meu Olhar Cultural. Não percam, nesta terça, 14h.

Fonte: Portal do Governo do Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: