Brasil

Sisu terá pelo menos 80 mil vagas para universidades federais

sisu universidades vagas mec

Domingo - 09/10/2011 às 14:10



 Os estudantes que prestarem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dias 22 e 23 de outubro poderão concorrer a pelo menos 80 mil vagas em universidades federais no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do primeiro semestre de 2012. Em comparação ao primeiro semestre deste ano e considerando as mesmas instituições, o aumento já é de 37% - em 2011 foram ofertadas 58.357 vagas.

Conforme levantamento  atualizado em outubro, das 57 universidades federais e dois Centros Federais de Tecnologia do País, 43 já confirmaram a adesão e 13 ficarão de fora, outras quatro ainda não publicaram as decisões.

A oferta apenas nas universidades e centros federais já é bem próxima ao total de vagas do ano passado, que incluia os institutos federais e algumas faculdades estaduais que entram no sistema. Em 2011, a soma final chegou a 83.125 vagas em 83 instituições públicas.

Entre as universidades que aboliram o vestibular, também ocorreu um aumento. No primeiro semestre de 2011, foram 23 que utilizaram apenas o Sisu. Para a próxima seleção, já são 26 confirmadas, entre elas a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Federal do Piauí, que definiram a adesão total ao sistema este ano - elas já participavam, mas apenas com parte das vagas. Outras três, vão selecionar pelo Enem, mas fora sistema unificado.

Quem prestar o Enem ainda terá a chance de entrar em algumas universidades que preferem não aderir ao Sisu, mas selecionam com a nota do exame, como é o caso da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O vestibular resiste como o único modo de seleção em oito federais, nas quais o exame do MEC é usado apenas para selecionar vagas remanescentes ou compor a nota final.

Fonte: IG

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: