Brasil

Sistema de alerta de desastres naturais chega ao Brasil até abril

Investimento foi de R$ 70 mil para os cofres públicos
Fonte: Noticias ao Minuto | Editor: Redação 26/01/2018 11:29
Mariana MarianaFoto: www.superbac.com.br

Até abril, todos os estados brasileiros vão receber pelo celular alertas sobre ameaças de desastres naturais previstos para a região onde residem. O serviço, gratuito, será disponibilizado para, após recebimento da mensagem, as medidas preventivas serem tomadas. Por enquanto, a ferramenta está em teste e instalada em nove estados. O investimento foi de R$ 70 mil para os cofres públicos.

"Todos nós estamos submetidos a riscos de desastres naturais, mas com esse serviço inédito qualquer cidadão poderá se antecipar e evitar ser vítima de uma tragédia", afirmou Élcio Barbosa, diretor do Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) – órgão vinculado ao Ministério da Integração, em entrevista à Folha de SP.

Segundo a reportagem, as mensagens são geradas pelas Defesas Civis dos Estados, que dispõem do mapeamento das áreas de riscos de onde estão sediadas. "O sistema é praticamente todo feito dentro de uma plataforma eletrônica. Existe apenas um filtro, que é realizado por pessoas, para evitar que conteúdos

Comentários