Sistema Cantareira registra oitava alta consecutiva do ano

Nível de Água Sistema Cantareira Sabesp Alta Elevação


Chuva

Chuva Foto: Reprodução/CCom

O nível de água do Sistema Cantareira subiu novamente nesta sexta-feira (8). Segundo dados divulgados pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), o manancial opera com 32% da sua capacidade.

É a oitava alta consecutiva que o Cantareira registra neste ano. Nesta quinta-feira (7), ele operava com 31,8% da sua capacidade.

A chuva registrada em janeiro é de 36,7 mm, o equivalente a 13,9% do esperado para todo o mês.

No dia 30 de dezembro de 2015, o Sistema Cantareira registrou elevação e deixou a dependência do volume morto após 19 meses.

O nível do Alto Tietê se manteve estável nesta sexta com 25,1%.

Outros sistemas tiveram queda nesta sexta-feira. O Guarapiranga caiu 0,2 ponto percentual, passando de 82,9% da sua capacidade para 82,7%. O Rio Grande também caiu de 92,8 % para 92,5%. No Rio Claro a diminuição foi de 74,6% para 74,2%.

Já o sistema Alto Cotia registrou alta e subiu de 90,3% para 90,5%.


Volume Morto

A reserva técnica começou a ser bombeada em maio de 2014. Na época, ainda havia água no volume útil. Em julho, porém, o sistema passou a operar somente com o volume morto.

Especialistas ouvidos pelo G1, no entanto, alertam que o Cantareira ainda segue em crise porque não se recuperou totalmente. A Sabesp também informou que não descarta voltar a usar a reserva técnica no próximo período seco, com a chegada do inverno.

O fim da dependência da reserva técnica ocorreu antes do previsto pela Sabesp. A expectativa era de uso até o fim do verão, com probabilidade de 98% de o Cantareira sair do volume morto até abril.

A chuva acima da média nos últimos meses acelerou o processo e as represas acumularam mais água por causa da precipitação intensa e entrada de água no manancial.

Dezembro registrou 259,4 mm de chuva e a média histórica para o mês é de 219,4 mm. Mesmo assim, a crise ainda não acabou nos reservatórios do estado operados pela companhia na Grande São Paulo, já que o sistema ainda vive uma "restrição hídrica", segundo informou a assessoria de imprensa da Sabesp.

Segundo boletim divulgado pela Sabesp nesta sexta-feira (8), o nível de água do sistema chegou a 32%, índice que considera o volume acumulado em relação ao volume útil. Após uma ação do Ministério Público (MP), aceita pela Justiça, a Sabesp passou a divulgar outros dois índices do Cantareira.

O segundo índice, que está em 24,7%, leva em consideração o volume armazenado na capacidade total, incluída a área do volume morto. O terceiro índice leva em consideração o volume armazenado menos o volume morto na área total dos reservatórios, e estava em 2,7% nesta manhã.

O Cantareira chegou a atender 9 milhões de pessoas só na Região Metropolitana de São Paulo, mas atualmente abastece 5,4 milhões por causa da crise hídrica que atingiu o estado em 2014. Os sistemas Guarapiranga e o Alto Tietê absorveram parte dos clientes, para aliviar a sobrecarga do Cantareira durante o período de estiagem.

Fonte: globo.com

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: