Simpósio Médico discutirá cirurgia rara, que já pode ser realizada em

realiza teresina medico simposio


 O Simpósio sobre Estenose Aórtica será realizado no dia 19 de janeiro, no Blue Tree Hotel, de 9h às 12h. O evento apresentará opiniões e experiências dos profissionais mais renomados do país na área, como o Dr. Flávio Tarasouti, vice-presidente do Hospital Albert Einstein, de São Paulo.


Também contará com a presença de profissionais da empresa internacional que desenvolveu a tecnologia para a realização da cirurgia. Esse tipo de cirurgia cardíaca só foi realizada uma vez no Piauí, recentemente, pelo cardiologista e diretor-médico do Hospital São Marcos, Dr. Antenor Portela. A cirurgia realizada no Hospital São Marcos foi a primeira intervenção do gênero realizada nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país.


A Estenose Aórtica, ou Estenose da Valva Aórtica, é caracterizada pela calcificação de uma das válvulas do coração. Esta doença valvar aórtica é adquirida mais frequente em idosos, está presente em 4,5% da população acima de 75 anos e acomete uma em cada 20 pessoas nessa faixa etária. Esta disfunção prejudica a distribuição do sangue pelo corpo, resultando em problemas que interferem na qualidade de vida e independência do idoso e, na forma mais grave, se associa a altas taxas de mortalidade.


O Implante Transcateter de Valva Aórtica (ITVA), aprovado para uso no Brasil desde 2008, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A técnica evita anestesia geral e cortes profundos. Por uma pequena incisão na virilha o médico introduz um cateter que carrega a bioprótese até o coração. Além da rápida recuperação, o risco de complicações pós-cirúrgicas e a permanência no hospital são menores.


O evento deve reunir profissionais especialistas em cardiologia e estudantes interessados na área. “Nossa intenção é chamar a atenção da população e mostrar que a tecnologia necessária para a realização desse tipo de cirurgia já existe aqui no Piauí”, afirma o cardiologista Antenor Portela.

Fonte: assessoria

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: