Silvio Mendes volta à cena política, mas descarta candidatura em 2018

O ex-prefeito de Teresina, médico Sílvio Mendes, rompeu o silêncio e falou sobre política.


Sílvio Mendes será o presidente da Fundação Municipal de Saúde

Sílvio Mendes será o presidente da Fundação Municipal de Saúde Foto: PMT

O ex-prefeito de Teresina, médico Sílvio Mendes, rompeu o silêncio e falou sobre política. Em uma longa entrevista concedida a uma emissora de TV local nesta segunda-feira (12), o tucano falou também sobre saúde e o retorno à prefeitura de Teresina, como secretário municipal.

Sílvio Mendes revelou que já conversou várias vezes com o prefeito Firmino Filho, mas sobre saúde, que “‘não se mistura com política”. “A política é de saúde e não partidária. Eu acho que meu tempo passou. A atividade político-partidária tem seu tempo. Eu me ofereci e não fui aceito. Não tenho pretensão mais de ser candidato”.

O foco será a Saúde. “A Fundação vai ser a única gestora. O SUS funciona em rede e hierarquia, não dá para dividir em 3 órgãos a mesma coisa. A mensagem está sendo encaminhada hoje.  Nós estamos em tempo de crise. Essa é uma forma de reduzir despesa em atividade meio para melhorar a atividade fim. Na gestão do Wall Ferraz, a saúde de Teresina tinha 1.056 funcionários, hoje tem mais de 11 mil. Mais da metade da despesa da folha pessoal de Teresina vai para a saúde e não está sendo suficiente”, explicou.

Sílvio Mendes admitiu que não estava nos seus planos retornar à vida pública, que ele pretendia continuar aposentado, cuidando dos netos. “Para a gente assumir e atender o convite do prefeito Firmino Filho, é preciso que se tenha um conhecimento e um propósito de servir. Caso contrário não vale a pena. A população nem acredita mais, principalmente em um país onde desde o presidente da República, o Congresso, o próprio poder Judiciário, Supremo, vive uma crise. Estamos vivendo uma crise econômica e numa situação de sofrimento e sem crença. Então, por várias reflexões e vários conselhos que recebi, eu decidi aceitar voltar por onde eu já passei”, avisou.

Silvio Mendes discursa na inauguração de unidade básica de saaúdeSilvio Mendes discursa na inauguração de unidade básica de saaúdeFoto: PMT

Novo partido

O ex-prefeito falou sobre sua amizade com o senador Ciro Nogueira e não descartou uma filiação ao Partido Progressistar. “O Ciro é uma pessoa que me tornei amigo depois de ser amigo do pai dele. A amizade vem de muito tempo e eu prezo mais a amizade que a relação política. O Ciro eu aprendi a gostar dele. Tem algumas dificuldades, é um homem bem-sucedido, acho que é o maior líder do Piauí hoje, mas ele sempre foi correto comigo e não tenho nada a reclamar. Tudo tem seu tempo e vamos aguardar”.

Firmino Filho e Silvio inaguram UBS no Novo HorizonteFirmino Filho e Silvio inaguram UBS no Novo HorizonteFoto: PMT

Família

Sílvio Mendes lembra que viveu o melhor período da vida após perder a eleição no segundo turno para o governador Wilson Martins (PSB), em 2010, quando decidiu “sumir”, não via tv, não lia jornal... viver a família. “Eu estava vivendo o melhor período da minha vida. O tempo mais feliz da minha vida foi esse que eu perdi uma eleição, me ofereci e não fui aceito, me afastei e confesso que não via televisão, não lia jornal. Eu decidi viver a minha vida, com a minha família, viver as coisas que me dão prazer na vida pessoal. Não me arrependo. Tudo são oportunidades que surgem na vida da gente”.

Fonte: Redação

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: