Saúde

Sílvio Mendes fala sobre novos desafios da FMS em 2018

O secretário municipal anuncia reforma dos hospitais da Primavera, Satélite, Dirceu, Maternidade Wall Ferraz e hospital do Promorar

Quarta - 03/01/2018 às 14:01



Foto: Divulgação Silvio Mendes
Silvio Mendes

A Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS) tem diversas metas para 2018. O presidente da fundação pública, Sílvio Mendes, fala sobre o que já tem assegurado para o ano que começa e dos desafios vividos no ano que terminou.  

“Para 2018 estamos finalizando um site para passar mais e melhores informações para a população sobre o SUS e o que ele oferece. Muitas vezes as pessoas deixam de usar os serviços disponíveis por não saber. Vamos colocar até março para funcionar a UPA do Satélite. Vamos ampliar os leitos do HUT. Reformar os hospitais da Primavera, Satélite, Dirceu, Maternidade Wall Ferraz e hospital do Promorar. O Laboratório Raul Bacelar, que realiza uma média de 160 mil exames por mês, vai disponibilizar o resultado dos exames pela internet. Temos 41 unidades fazendo isso e vamos chegar a 100% até fevereiro”, expõe Sílvio Mendes.  

O gestor fala ainda que pretende expandir a assistência neonatal. “É nossa prioridade lutar este ano de 2018 em relação a isso. Já que nossa taxa de mortalidade infantil, apesar de ter baixado nos últimos anos, está estável e precisamos mudar esses indicadores”.  

Dois novos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) serão construídos na capital este ano. Um na região Sudeste e outro na Leste. “Já assinei a ordem de serviço para construção de dois CAPS. Serão construídos ainda no primeiro semestre de 2018 a nova sede do CAPS II Leste, na Piçarreira e a região sudeste vai ganhar um novo CAPS do tipo III, no Renascença. O valor das obras é de R$ 1,8 milhão oriundos do Ministério da Saúde”, fala Sílvio Mendes. 

Um Centro de Diagnóstico por Imagem, que está sendo estalado no Centro de Saúde Lineu Araújo, vai começar a funcionar também em 2018. “Vamos fazer também dois banheiros móveis para moradores de rua, dentro do projeto Consultório na Rua, que já temos funcionando na capital. A FMS acompanha quase 500 moradores de rua”, enfatiza o presidente da FMS.  

Uma Central de Marcação de Consultas e uma Central de Internação Hospitalar foram melhoradas e implantadas em 2017 na capital. “Elas são à prova de fraudes. Não tem mais processo de papel para internação hospitalar, uma internação que demorava meses para acontecer hoje acontece em minutos”, fala Sílvio Mendes.  

Ele fala ainda que, em termos de expansão de serviços, o ano de 2017 foi marcado pela inauguração do Centro Municipal de Atendimento Multidisciplinar (CMAM). Os alunos da rede municipal de ensino de Teresina tem à disposição o CMAM para atender as demandas daquele alunado que possua dificuldade de aprendizagem. Um projeto de suma importância e que muda o futuro escolar de crianças e adolescentes da capital. O CMAM já beneficiou 253 unidades de ensino, totalizando 668 atendimentos médicos e terapêuticos na área de dificuldade de aprendizagem. Já foram 3.672 sessões de atendimento terapêutico. 

“Podemos enfatizar também que todos os hospitais municipais estão com raio x novos e ultrassons novos. Nós vamos vincular os hospitais dos municípios do interior para poder também atender. Criamos um serviço de cirurgia infantil no São Carlos Borromeu para diminuirmos a fila de espera de cirurgias. Havia uma grande demanda reprimida nessa área, pois o hospital infantil estadual não estava conseguindo realizar tudo em tempo. Fizemos também o CAPS Infantil”, porque as crianças são o nosso futuro finaliza Sílvio Mendes. 

Fonte: FMS

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: