Share living: saiba tudo sobre essa nova tendência

O share living, do inglês, moradia compartilhada, é um conceito bem comum nos Estados Unidos e na Inglaterra, por exemplo


Apartamento

Apartamento Foto: Divulgação

Cansado de morar na casa dos pais? Bem, então, você certamente já começou a procurar apartamentos para comprar. No entanto, deve ter percebido que os preços são um pouco mais salgados e as condições de financiamento nem sempre cabem no orçamento.

Então, o que fazer? Adiar a saída da casa dos pais? Não necessariamente. Enquanto você ainda não consegue juntar uma boa grana para dar uma entrada no seu próprio apê, já considerou morar com amigos em um share living?

Não faz ideia do que seja isso? Não tem problema, nós reunimos algumas informações para você conhecer um pouco mais dessa nova tendência que está revolucionando a forma de moradia entre os jovens.

O que é Share Living

O share living, do inglês, moradia compartilhada, é um conceito bem comum nos Estados Unidos e na Inglaterra, por exemplo. Por lá, diversas empresas criam espaços para que os estudantes morem perto das universidades, mantendo, porém, toda a comodidade que os jovens têm na casa dos pais.

Então, o share living são as boas e velhas repúblicas? Sim e não. Sim, pois como as repúblicas, o share living também partilha da ideia de dividir alguns espaços, como as lavanderias e as áreas de lazer.

E, ao mesmo tempo, não é bem uma república porque os apartamentos do share living costumam ter até 3 quartos e 3 banheiros, um para cada pessoa. Ou seja, não fica aquela coisa bagunçada que acontece em muitas repúblicas estudantis, em que os quartos são superlotados e as pessoas ficam sem privacidade.

Quem pode alugar um share living

Nos Estados Unidos, por exemplo, esses empreendimentos são destinados exclusivamente para os jovens estudantes. No Brasil, as primeiras empresas que chegaram com essa proposta também tinham os universitários como público-alvo.

No entanto, algumas delas já têm expandido o aluguel dos apartamentos para adultos que não querem mais morar com os pais, mas ainda não têm condições de comprar um apartamento próprio.

Vantagens do share living

Nós levantamos algumas vantagens de alugar um share living.

Organização é o princípio do share living 

Os apartamentos do share living têm um princípio fundamental que é manter a organização. Dentro das instalações individuais, além do quarto, o morador conta com um banheiro privativo, uma pequena cozinha, uma escrivaninha e uma pequena sala de estar.

Os prédios contam com espaços específicos para cada atividade. Quer relaxar e jogar um videogame ou um pebolim? Tudo bem, há uma sala de jogos te esperando.

Quer dar um gás e estudar para a semana de prova? A sala de estudos está te esperando com uma boa rede de wifi e uma iluminação adequada. Espaços fitness, terraços e churrasqueiras também ficam disponíveis para o morador. 

Ou seja, é tudo bem organizadinho, cada morador possui as suas próprias instalações e cada atividade é desenvolvida em um espaço específico.

Infraestrutura completa

Outra grande vantagem do share living é ter, em um único empreendimento, toda a infraestrutura que você pode querer em uma casa. Lavanderias coletivas, áreas fitness para a prática de atividades físicas, churrasqueiras, piscinas e terraços para relaxar também estão disponíveis para os moradores.

Então, por que não alugar um apartamento em um condomínio? Bem, muitos condomínios oferecem mesmo todos esses benefícios, só que a um custo muito maior, o que inviabiliza os planos dos jovens que estão começando a vida profissional e não têm tanta grana assim para colocar no aluguel de um apartamento.

Bom custo benefício

Os apartamentos de um share living nem sempre são baratos. Há alguns que chegam a R$ 3.500, por exemplo. Geralmente são os de quarto unitário. Para morar com duas pessoas, por exemplo, o aluguel abaixa para R$ 2 mil.

Pode parecer um valor alto, mas a pessoa tem à disposição um prédio com tudo o que ela precisa, com apartamentos já mobiliados, além da segurança que é feita 24h. Em grandes cidades, como São Paulo, esses empreendimentos oferecem um bom custo benefício.

Boa localização dos apartamentos

Outra grande vantagem desses empreendimentos é a localização. Em sua grande maioria, eles ficam em regiões nobres das cidades. Em São Paulo, por exemplo, os share living estão próximos a metrôs e a diversas linhas de ônibus.

Os apartamentos também são vizinhos de hospitais, shoppings, supermercados, cinemas e teatros. Neste sentido, o morador tem absolutamente tudo de que precisa muito perto de casa.

Estas são as principais informações que você precisa saber sobre o share living.     

Fonte: Piauihoje

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: