Geral

Setre e outras instituições discutem o projeto Viva o Semiárido

O projeto Viva o Semiárido reúne esforços de cinco secretarias de Estado e de institutos internacio

Sábado - 18/06/2016 às 17:06



Foto: Divulgação Discussão do Viva o Semiarido.
Discussão do Viva o Semiarido.
O projeto Viva o Semiárido reúne esforços de cinco secretarias de Estado e de institutos internacionais em prol de reduzir a pobreza da população rural - homens, mulheres e jovens - que vivem na região do semiárido piauiense. Com essa preocupação, o secretário de Empreendedorismo, Gessivaldo Isaías, participou na tarde desta quinta-feira (17) de uma reunião na Secretaria de Estado da Educação (Seduc) com o objetivo de delegar funções de cada instituição e acertar detalhes para o acolhimento da missão do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), que vem ao Piauí na próxima semana.

Presentes ao encontro, os secretários Rejane Dias, Francisco Lima e representantes do Emater, Sefaz, Seplan e do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). Cada instituição trouxe informações sobre o andamento das ações em cada eixo que compreende: Desenvolvimento Produtivo; Desenvolvimento Social e Humano; Fortalecimento Institucional e Unidade Gestora do Projeto. O Viva o Semiárido pretende investir 120 milhões de reais no campo para alcançar seu fim.

De acordo com Gessivaldo Isaías, a Setre irá levar qualificação profissional para mais de 15 mil beneficiários do Programa Viva Semiárido em 46 municípios piauienses. “Esse é um projeto grandiosos e que envolve organismos internacionais, governo do estado e inúmeros órgãos do governo. Através da Setre iremos levar cursos para os municípios beneficiados pelo programa, nossa intenção é avaliarmos a necessidade de qualificação em cada município e ofertarmos os cursos”, explicou Gessivaldo

O programa terá investimento do Governo do Estado no valor de 106 milhões de reais com co-financiamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrário- FIDA, apoio de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) e contrapartida dos beneficiários. O Viva o Semiárido tem prazo de execução até 2020. A partir da próxima segunda-feira (20), a missão do FIDA visita a Seduc e as outras secretarias com o objetivo de acompanhar a execução do projeto, ajudar na melhor compreensão do Viva o Semiárido e na definição de encaminhamentos pertinentes.

Fonte: Governo do PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: