Setor de pesquisas na mira da Lava Jato

Foi deflagrada na manhã de hoje (segunda, 4) a 31ª fase da Operação Lava Jato para investigar desvi


Polícia Federal

Polícia Federal Foto: Congressoemfoco

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta segunda-feira (4) a 31ª fase da Operação Lava Jato para investigar desvios em licitações para a reforma do Cenpes (Centro de Pesquisa da Petrobras), no Rio de Janeiro, onde são feitos estudos sobre a exploração em águas profundas, estimado em quase R$ 850 milhões.

Um dos alvos é o ex-tesoureiro do PT, Paulo Adalberto Alves Fernandes, que está preso desde o dia 23 na superintendência do órgão em São Paulo, em decorrência da operação Custo Brasil – um desdobramento da Lava Jato.

Nesta etapa, denominada Operação Abismo, foram expedidos 35 mandados judiciais, sendo quatro de prisão temporária, um de prisão preventiva, 23 de busca e apreensão, além de sete de condução coercitiva. As diligências são realizadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal e mobiliza 110 policiais e 20 servidores da Receita Federal.

São investigados os crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e fraude em licitação, no que configurou, segundo a PF, um esquema que impôs prejuízos sistemáticos à Petrobras, através inclusive da realização de pagamentos indevidos a funcionários da companhia e repasses de dinheiro a partido político em decorrência de negócios fechados com outras empresas.

Criado há 40 anos, o Cenpes – Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Petrobrás – foi recentemente ampliado e modernizado para atender às demandas de exploração do pré-sal. A reforma do local já havia aparecido em delações premiadas anteriores como fonte de desvios de recursos públicos para partidos.

O nome Abismo, segundo a PF, remete, dentre outros aspectos, às tecnologias de exploração de gás e petróleo em águas profundas desenvolvidas no Cenpes. Também é uma referência à localização das instalações (Ilha do Fundão) e à demonstração de que esquemas como esses identificados levaram a empresa a um abismo de corrupção e malversação do dinheiro público.

Mais sobre a Lava Jato 

Fonte: Congresso em foco

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: