Saúde

Setembro Dourado alerta para o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil

Paralelo ao Setembro Dourado acontece a Ação Infância e Vida, uma parceria entre o Banco do Brasil e a CONIACC.

Quinta - 14/09/2017 às 19:09



Foto: Icone Campanha Setembro Dourado
Campanha Setembro Dourado

O mês de setembro já está consagrado como o período em que todas as atenções se voltam para o alerta sobre os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil. A campanha Setembro Dourado, uma iniciativa da Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer – CONIACC visa alertar para o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, considerada a segunda causa de morte na faixa etária entre 01 e 18 anos, perdendo apenas para fatores externos, segundo a Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE). A campanha é coordenada localmente pela Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí (RFCC-PI).

Paralelo ao Setembro Dourado acontece a Ação Infância e Vida, uma parceria entre o Banco do Brasil e a CONIACC. A campanha, que está no terceiro ano, também visa divulgar informações sobre os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil e seu diagnóstico precoce. Tem ainda como propósito arrecadar doações para fortalecer o sistema de apoio e assistência à criança e ao adolescente com câncer em todas as regiões do Brasil. No Piauí, o Lar de Maria será beneficiado pelas doações.

As doações para o projeto “Infância e Vida” podem ser feitas em valores ou por meio da troca de pontos Dotz, Ponto pra Você e Ponto pra sua Empresa, por meio da Livelo, e Smiles. “Seja em doação de pontos ou em doação de valor, nós vamos criar, pela vontade de fazer o bem, uma grande mobilização do nosso time no Estado todo”, comentou Pio Gomes, superintendente estadual do Banco do Brasil, durante o discurso de lançamento realizado na sede da Gepes Teresina para funcionários do banco e voluntárias da RFCC-PI.

Em paralelo, a Rede Feminina realizará algumas ações com a finalidade de alertar sobre o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. Palestras para professores e pais de alunos em escolas, iluminação especial na ponte Isidoro França (Ponte Estaiada), panfletagem e divulgação nos meios de comunicação local e outras atividades reforçarão a campanha de prevenção.

“No Brasil, a segunda maior causa de morte infantojuvenil é o câncer, por conta do diagnóstico tardio. Os adultos são incentivados a fazer exames de prevenção, as crianças não”, comentou Tânia Cardoso, coordenadora da Campanha Setembro Dourado e voluntária da RFCC/PI há 19 anos, sobre a importância de se estar atento aos sintomas que podem facilmente ser confundidos com outras doenças comuns à infância.

Ainda dentro da programação do Setembro Dourado, a Rede Feminina realizará o Dia D, denominado de Jogos pela Vida, no dia 30 de setembro, a partir das 17h, no Parque Potycabana.  A ação contará com práticas esportivas e distribuição de folders explicativos sobre o câncer em crianças e adolescentes.

Doações Infância e Vida

Além da troca de pontos Dotz, Ponto pra Você e Ponto pra sua Empresa – através da Livelo – e Smiles, as doações podem ser também de qualquer valor, por meio da conta da CONIACC no Banco do Brasil – Agência: 2870-3 – Conta Corrente: 33.000-0.

A campanha iniciou no dia 15 de agosto e vai até 15 de outubro, no entanto, os mecanismos de doação ficarão disponíveis após este período, com exceção da Smiles, que terá período determinado para doações. Mais detalhes da ação Infância e Vida: bb.com.br/infanciaevida.

Fonte: Icone

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: