Geral

Sete pessoas morreram no Piauí vítimas de quedas de raios

raios atingidos mortes piauienses

Segunda - 12/01/2015 às 10:01



Foto: reprodução Raios voltaram a fazer vítimas no Piauí
Raios voltaram a fazer vítimas no Piauí
 Um levantamento feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), aponta que uma média de 100 pessoas morreram atingidas por raios durante o ano de 2014. Os estados que lideram os rankings: São Paulo com 19, Maranhão com 15 ocorrências, seguido de Piauí, com sete fatalidades. A maioria das ocorrências foi de pessoas que estavam em lugares descampados, como praias, fazendas, debaixo de árvores ou próximos de rios.

Segundo o coordenador do Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Osmar Pinto Junior, os dados são preliminares, porém no fim deste mês um relatório atual será divulgado. “Os números podem crescer, pois a pesquisa está ainda em fase de finalização, por enquanto o Maranhão é o segundo no ranking, perdendo apenas para São Paulo”, afirmou o coordenador.

De acordo com o INPE, as regiões que terão maior incidência de raios nos próximos meses serão o Norte, Nordeste e Sul. Já no Sudeste e Centro Oeste as incidências tendem a diminuir.

A pesquisa aponta ainda que 29% das pessoas morreram durante atividades agropecuárias e 18% dentro de casa, o que indica um desconhecimento dos riscos durante tempestades. Há mais vítimas do sexo masculino (89%) e que viviam em áreas rurais (56%).

Fonte: INPE

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: