Política

Sessão vai lembrar os 100 anos da Academia Piauiense de Letras

Legislativo estadual realiza sessão solene nesta quinta-feira (7)
Fonte: Alepi | Editor: Paulo Pincel 06/12/2017 18:30
Academia Piauiense de Letras Academia Piauiense de LetrasFoto: Reprodução

A Assembleia Legislativa realiza amanhã (7) sessão solene em homenagem ao centenário da Academia Piauiense de Letras. A proposta é do deputado João de Deus (PT) líder do Governo na Assembleia legislativa.

Atualmente, a Academia Piauiense de Letras é presidida pelo escritor e advogado Nelson Nery Costa, a Academia completa 100 anos no próximo dia 30 de dezembro.

Também conhecida como Casa de Lucídio Freitas, um de seus fundadores, que ao lado de outros intelectuais, resolveu criar, em 1917, uma agremiação voltada para a cultura da língua e o desenvolvimento da literatura local.

O deputado João de Deus lembra, na justificativa, que “no salão do Conselho Municipal, foi escolhida, em sessão presidida por Lucídio Freitas, a primeira diretoria da Academia Piauiense de Letras, entidade que, desde a fundação, tem prestado relevantes serviços em prol de nossas letras e da cultura piauiense”. Foi eleito presidente Clodoaldo Freitas.

Também marcaram presença nessa sessão histórica: Benedito Aurélio de Freitas, Celso Pinheiro e Higino Cunha; todos intelectuais admirados pela sociedade da época. Atualmente, a entidade é composta dos seguintes membros: Fonseca Neto, Zózimo Tavares, Socorro Magalhães, Herculano Moraes, Assis Brasil, Nerina Castelo Branco, José Ribamar Garcia, Teresinha Queiroz e Manoel Paulo Nunes.

Comentários