Sessão lembra conquistas da pessoa deficiente

Atendendo requerimento dos deputados Aluísio Martins (PT) e Fernando Monteiro (PTB), a Assembleia L


Atendendo requerimento dos deputados Aluísio Martins (PT) e Fernando Monteiro (PTB), a Assembleia Legislativa realizou hoje (09) sessão solene pelo Dia Estadual Da Pessoa Com Deficiência, contando com as presenças de representantes de várias entidades da capital e de municípios vizinhos. A secretária de Educação, deputada federal Rejane Dias (PT), representou o governador Wellington Dias.

A galeria da Assembleia ficou lotada de cadeirantes e deficientes visuais, com seus respectivos acompanhantes e familiares, fazendo parte da mesa dos trabalhos as seguintes pessoas: Rejane Dias, secretária de Educação; Amparo Souza, presidente da Associação das Pessoas com Deficiência; Mauro Eduardo, secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência; Claude Girão, representando o secretário de Assistência Social, Henrique Rebelo; Thiaga Ribeiro, representando a OAB; Paulo Henrique da Cunha, representando a Associação de Deficientes Visuais de Campo Maior; Vicente Gomes, coordenador estadual da Juventude, e Amadeu Campos, apresentador de TV e pré-candidato a prefeito de Teresina.

O primeiro a usar a tribuna foi o deputado Aluísio Martins, que disse ser o objetivo da homenagem chamar a atenção da sociedade para os direitos dos portadores de deficiência. Ele disse que houve avanços no tocante a esses direitos, mas ainda existem pessoas que criam dificuldades para os cadeirantes, até mesmo no atendimento em estabelecimentos comerciais.

Aluísio Nunes disse que o governo interino de Michel Temer extinguiu a Secretaria Nacional da Pessoa com Deficiência, mas está havendo forte pressão da sociedade para que ele retroceda. Ele destacou que 50 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência no Brasil.

A secretária Rejane Dias disse em sua fala que o momento era histórico para os deficientes piauienses e que o seu sentimento era de mãe de pessoa com deficiência. Ela exibiu um exemplar do Estatuto da Pessoa Com Deficiência, lembrando que ao criar o CEID não imaginava que o Estado do Piauí fosse o terceiro em número de pessoas com deficiência. Ela destacou a importância da preparação de educadores para o ensino a pessoas portadoras de alguma deficiência.

Falou também a presidente da Associação das Pessoas Com Deficiência, Amparo Souza, para dizer inicialmente que é satisfatório ter o que comemorar em tão importante data. Ela lembrou a luta para que Teresina tivesse o Transporte Eficiente, que só foi possível através do Ministério Público. Ela falou sobre a conquista no transporte interestadual, onde o portador de deficiência hoje tem direito à gratuidade, dele e de seu acompanhante.

O último a falar foi o Secretário Estadual da Pessoa Com Deficiência, Mauro Eduardo. Ele disse que a data comemorativa é muito mais para reflexão, explicando que a mesma foi instituída através de lei de autoria da deputada Flora Izabel(PT). Ele lembrou que há 13 anos o Piauí era o terceiro lugar em pessoas com deficiência, mas que agora, segundo o IBGE, passou ao quarto lugar. Ele concluiu falando sobre a importância do Estatuto da Pessoa Com Deficiência, um documento com 192 artigos, para servir a 860 mil pessoas atendidas como portadoras de deficiência.
 

Fonte: Alepi

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: