Sescoop/PI realiza Encontro Estadual de Crédito e Saúde

realiza the encontro OCB/Sescoop-PI


 Representantes das cooperativas Uniodonto, Juriscred, Unicred e Unimeds de todo o Piauí, incluindo a federação estadual das Unimeds, reuniram-se no  sábado, 14/3, em Teresina, para produzir um
documento que retrate a realidade das cooperativas dos ramos Saúde e Crédito, buscar formas de intercooperação dentro dos próprios ramos e com os demais, além de propor ações pontuais e continuadas que fortaleçam essas cooperativas no estado.



Uma das principais decisões dos representantes no encontro foi a necessidade de fortalecimento das cooperativas piauienses por meio de um processo de governança transparente no Sistema OCB/Sescoop-PI. “Esse novo modelo de gestão dará maior confiabilidade às cooperativas e ao sistema”, é o que garante o superintendente da cooperativa Unimed Floriano. Segundo ele, somente há bem pouco tempo,com a visita do atual gestor do Sescoop/PI, Flodoaldo Alencar, é que ficou sabendo da existência da unidade estadual do sistema cooperativista.



Esse foi o terceiro planejamento estratégico por ramo realizado no Piauí, seguindo as definições do Encontro de Intercooperação, ocorrido em dezembro/2014. Os ramos Educacional e Agropecuário já passaram por essa fase, também coordenados pelo consultor Sérgio Cordioli.



Acordo com ANS - O analista técnico da OCB, Hugo Andrade, participou do evento e falou sobre o Acordo de Cooperação Técnica que foi assinado entre a OCB e a Agência Nacional de Saúde Suplementar(ANS). De acordo com Andrade, a ideia básica do acordo é que tanto o ente regulador (ANS) quanto as cooperativas do ramo Saúde (médicas e odontológicas) compreendam melhor a regulação. "Ou seja, que a ANS amplie seus conhecimentos sobre o cooperativismo e que este possa mostrar suas especificidades para a agência, quando na definição das resoluções e instruções normativas", explica.



Além disso, o analista apresentou alguns números do cooperativismo no Brasil e as ações definidas na OCB para o ramo Saúde em 2015. Dentre estas ações, estão o acompanhamento da tramitação dos projetos de lei relacionados ao cooperativismo no Congresso Nacional e as definições de temas para uma agenda positiva do ramo.

Fonte: assessoria

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: