Saúde

Sesapi vai realizar 300 cirurgias na região de Parnaíba

A ação integra o I Mutirão de Cirurgias Eletivas do Estado

Sexta - 01/12/2017 às 13:12



Foto: Ascom Sesapi Mutirão da catarata em Barras
Mutirão da catarata em Barras

Os Hospitais Estaduais Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, e o Dr. Lucas Mariano de Sousa, em Buriti dos Lopes, iniciaram nesta quinta, 30, e continuam até o domingo, 3, as consultas oftalmológicas para realização de cirurgias de catarata. Na etapa ambulatorial, serão atendidas 550 pessoas, e na cirúrgica, 300, no período compreendido entre este final de semana e os dias 15 a 17 de dezembro. A ação integra o plano de trabalho do I Mutirão de Cirurgias Eletivas, da Secretaria de Estado da Saúde.

A definição pelas cirurgias de catarata se deu, como explica o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, “pela demanda dos usuários do Sistema Único de Saúde por este procedimento. Por isso, pelo Mutirão, nós reservamos alguns municípios para realizar cirurgia de catarata, por haver uma grande necessidade deste serviço”. 

A cirurgia de catarata vai corrigir uma grave problemática que aflige principalmente os idosos, limitando a mobilidade e afazeres rotineiros. “Um problema que impede as pessoas poderem se locomover com facilidade, de realizarem tarefas domésticas, limitando de certa forma, a vida das pessoas. Com esse Mutirão, vamos poder trazer mais qualidade de vida não só para o paciente, mas para toda família também”, afirma.

Somente no HEDA, em Parnaíba, 200 pacientes passarão pelo procedimento cirúrgico, entre os dias 15 a 17 de dezembro. Para isso, 350 foram atendidos ontem, 30, nas consultas oftalmológicas, realizadas nos Hospital.  Além de cirurgias de catarata, o HEDA fará em três etapas, iniciando neste sábado, 3, setenta cirurgias gerais.

Já em Buriti dos Lopes, as consultas serão feitas a partir desta sexta, 1º, atendendo 200 pessoas e as cirurgias iniciam logo no sábado, 2, e domingo, 3. Os 100 procedimentos serão feitos antes mesmo da inauguração da unidade, que ocorrerá no domingo, 3, pelo governador Wellington Dias. “Nosso compromisso é reabrir o hospital e colocá-lo para funcionar com este Mutirão, tão necessário e que vai atender uma demanda da população por este procedimento”, afirma Florentino. 

Além dos 11 municípios que integram a Planície Litorânea, também foram contemplados com cirurgias de catarata, os dos Cocais, com sede no Hospital Regional Julio Hartman, em Esperantina. Até o final do ano, a meta da Secretaria de Estado da Saúde é atender 2000 pacientes, em todo o Estado do Piauí.

Fonte: Sesapi

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: