Saúde

Sesapi realiza 649 procedimentos em Mutirão de Cirurgias Eletivas

O mutirão está na segunda etapa e se propõe a realizar, até o fim do ano, 3.000 cirurgias.

Segunda - 26/11/2018 às 15:11



Foto: Ascom Mutirão
Mutirão

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realizou, de 21 a 25 deste mês, mais uma etapa do Mutirão de Cirurgias Eletivas, em cinco hospitais da rede estadual. Foram 649 pessoas atendidas por procedimentos cirúrgicos de diversas especialidades entre oftalmológica, pediátrica e geral.

 Na região norte do Piauí, foram 582 pessoas voltando a enxergar o mundo. No Hospital Estadual Julio Hartman, em Esperantina, as cirurgias de catarata começaram na quarta-feira (21), finalizaram na sexta-feira (23), com 300 pessoas curadas. Já em Parnaíba, somente de sexta a domingo, 23 a 25, foram 282 pessoas que realizaram o precedimento cirúrgico oftalmológica no Hospital Regional Dirceu Arcoverde.

 A dona Maria dos Santos, 68, é de Esperantina e havia feito a cirurgia do olho direito no mutirão de cirurgia do ano passado e neste fim de semana, a visão ficou completa após o procedimento no olho esquerdo. “A primeira coisa que vou fazer é ir para um forró e quero olhar para todo mundo! Olha, essa cirurgia mudou demais minha vida, nunca que iria ter dinheiro para pagar no particular. Fiquei muito feliz quando me ligaram do hospital dizendo que eu faria a do outro olho nesse fim de semana”, diz a aposentada.

Em Luzilândia, foram 30 cirurgias gerais. Já na região sul, as crianças receberam atendimento em Bom Jesus, no Hospital Regional Manoel de Sousa Santos, onde foram realizadas 17 cirurgias pediátricas; e no Hospital Regional Teresinha Nunes Barros, em São João, onde foram feitas 20 cirurgias gerais.

Para o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, “o trabalho não pode parar, já estamos organizando, a partir desta segunda, o próximo fim de semana de cirurgias, onde teremos outra meta a cumprir”. O Mutirão de Cirurgias Eletivas está na segunda etapa e se propõe a realizar, até o fim do ano, 3.000 cirurgias entre as especialidades de ortopedia, gerais, ginecológicas, pediátricas e de catarata, realizados em diversos hospitais da rede estadual.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: