Servidores têm até julho para abrir conta no Banco do Brasil

Servidor que não tiver conta não vai receber salário


A Secretaria de Estado da Administração e Previdência (SeadPrev) alertou os 3.059 servidores ativos e inativos que eles têm até o final deste mês para abrir conta individual no Banco do Brasil sob pena de não receber salário em agosto referente a julho. A estatística da abertura de conta corrente do funcionalismo público do Estado foi apresentada ao secretário da SeadPrev, Franzé Silva, pelo gerente geral da Agência Setor Público da instituição bancária, Célio Machado.

“A SeadPrev deliberou em 25 de abril, através de Portaria Nº 73/2016, que todos os pagamentos da folha só poderiam ser efetuados, em conta específica, referente à matrícula do servidor. O prazo seria de 60 dias a partir da data da emissão do documento. Logo em seguida, o Banco Central publicou uma Resolução referendando nossa decisão”, explicou Franzé Silva.

O secretário disse que depois de realizar o cruzamento de folhas de pagamento, casando contracheque com conta especifica de servidores, foram constatadas algumas inconsistências. “Por isso, resolvemos adotar essa nova sistemática com a abertura da conta individual no Banco do Brasil como forma de garantir segurança de que o servidor que está recebendo o contracheque é aquele mesmo que a conta está sendo creditada”, justificou.

Para proporcionar comodidade e facilitar o atendimento aos servidores que vão abrir conta individual, a SeadPrev firmou convênio com o Banco do Brasil em que ficou estabelecido que cada Espaço da Cidadania da capital e interior tem um guichê da instituição bancária, como Espaços de Teresina, Parnaíba, Campo Maior, Picos, Floriano, Oeiras, Bom Jesus e São Raimundo Nonato.

Os servidores também podem abrir a conta corrente nas Gerências Regionais de Educação (GREs), que dispõem de equipes do Banco do Brasil para atender à demanda. Além disso, qualquer agência da instituição bancária está apta a efetuar a abertura da conta dos servidores que recebem salário, pensão, proventos, soldo, vencimentos, aposentadoria e similares com crédito em poupança, DOC e TED (transferências direta para outra instituição financeira).

Os documentos necessários para abertura da conta individual no Banco do Brasil são: RG e CPF (originais e cópias legíveis), comprovantes de endereço e de renda (originais e cópias legíveis, com menos de 60 dias de missão cada).

Segundo o secretário Franzé Silva, o servidor tem que se adequar à lei vigente, que obedece à Portaria da SeadPrev, bem como á Resolução do Banco Central. "A principal meta desse trabalho é organizar cada vez mais a folha de pagamento do Estado do Piauí", enfatizou.

Fonte: CCom/Elinor Campos

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: