Geral

Servidores Municipais do HUT aderem à greve

Reivindicações Servidores Greve Funcionários HUT

Segunda - 04/05/2015 às 16:05



Foto: G1/Piauí HUT
HUT
A greve dos servidores municipais de Teresina iniciada na quinta-feira (30) ganhou nesta segunda-feira (4) a adesão dos trabalhadores do setor administrativo, de enfermagem e laboratório do Hospital de Urgência de Teresina. Por conta da paralisação, muitas pessoas não conseguiram fazer exames e reclamam do movimento grevista.

Júnior Romeiro contou que chegou ao hospital por volta de 2h30 da madrugada e foi informando que o número de senhas distribuídas seria reduzido por causa da greve. Ele precisa do prontuário para dar entrada no seguro DPVAT.

“Assim que cheguei, eles disseram que o atendimento estava reduzido. Como cheguei cedo, imaginei que não seria prejudicado, mas no momento em que fui tomar café, eles entregaram as senhas e não recebi. Diariamente, eles entregam 50 senhas e hoje foram distribuídas somente 20”, afirmou.

Henrique Reis era outra pessoa que estava revoltado com o movimento. Ele também precisou do prontuário para solicitar o seguro DPVAT e não conseguiu. “É a primeira vez que venho aqui , mas tenho medo de que a greve demore muito e eu acabe sendo prejudicado”, declarou.

Reivindicações

Com a paralisação, só 30% dos servidores estão trabalhando. A reinvindicação é por melhores condições de trabalho e pagamanto de insalubridade.

Segundo Nemesio Martins de Castro, que trabalha no setor administrativo do HUT, pelo menos 200 funcionários já aderiram ao movimento.

“Não é admissível trabalharmos 40 semanais sendo que deveríamos fazer nosso serviço numa carga horária de 30 horas. Além disso, recebemos menos de um salário mínimo”, afirmou.

Já de acordo com a técnica de enfermagem Patrícia Santos, no setor de enfermagem o principal problema é a falta de estrutura e de medicamentos. "Estamos há 15 meses sem receber o adicional de insalubridade e a prefeitura não quer pagar o retroativo que seria R$ 212 por cada mês. Todos os setores do hospital estão lotados e com poucos profissionais para prestar atendimento", destacou.

O diretor do HUT, Gilberto Albuquerque, explicou que as solicitações dos servidores estão sendo atendidas. Segundo ele, não há motivos para que alguns trabalhadores tenham aderido à greve. Sobre a falta de medicamentos, o diretor afirmou que há remédios para os pacientes no HUT.

Fonte: globo.com

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: