Geral

Servidores do Hospital Universitário da UFPI deflagram greve por tempo indeterminado

A greve é nacional e atinge 14 Hospitais Universitários no país

Terça - 19/09/2017 às 13:09



Foto: Divulgação Hospital Universitário
Hospital Universitário

Os servidores do Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) deflagraram greve por tempo indeterminado nesta terça-feira (19). O atendimento ao público foi prejudicado e apenas 30% dos profissionais exercem os serviços essenciais. A greve é nacional e atinge 14 hospitais que são de responsabilidade da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

O movimento grevista foi declarado após a empresa Ebserh não atender as reivindicações da categoria como o reajuste salarial, o pagamento do adicional de insalubridade e do auxílio-alimentação.

Em nota, o HU informou que o atendimento ambulatorial à população será mantido, mas alguns procedimentos poderão ser adiados. Já os pacientes com consultas, exames e cirurgias, deverão aguardar o término do movimento para serem atendidos no próprio HU, ou se preferirem, poderão comparecer a um serviço do gestor do Serviço Único de Saúde (SUS) para fazer o reagendamento em outros centros de saúde.

Nota de esclarecimento 

Brasília, 18 de setembro de 2017 – O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi notificado da decretação de greve a partir do dia 19 do corrente mês. Diante dessa decisão, a Ebserh recorreu à Justiça do Trabalho para garantir a prestação dos serviços à população, mas continua negociando com os empregados.

A instituição continua na direção de modernizar a gestão dos hospitais universitários federais (HUFs), preservando e reforçando o papel estratégico desempenhado por esses centros de formação de profissionais na área da saúde e de prestação de assistência à saúde da população.

Esse esforço pode ser percebido no decorrer desse ano, quando a Ebserh convocou 3.784 concursados para os 39 HUFs da sua rede, cumprindo o compromisso assumido de chamar todos os aprovados dentro do número de vagas previsto.

A instituição acredita no bom senso da categoria para que os serviços prestados à sociedade não sejam afetados.

Fonte: Alinny Maria

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: