Servidores da Saúde de Picos se reúnem para cobrar salários atrasados

O encontro aconteceu ontem (21) na Sala de Reuniões da Prefeitura


Servidores da Secretaria de Saúde de Picos reivindicam salários atrasados

Servidores da Secretaria de Saúde de Picos reivindicam salários atrasados Foto: Grande Picos

Servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Picos se reuniram na quinta-feira (21) com a secretária da pasta, Maria do Socorro Monteiro, para reivindicar, mais uma vez, questões salariais. O encontro aconteceu na Sala de Reuniões do Palácio Coelho Rodrigues e reuniu servidores de todas as categorias da Saúde. De acordo com a primeira secretária do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde do Vale do Guaribas, Carina Bonfim, além dos atrasos do pagamento, a classe ainda não recebeu nenhuma quota do 13º salário, cujo prazo para segunda parcela venceu no último dia 20.

“A nossa reivindicação é que a todos os meses a prefeitura está demorando muito para a liberação dos nossos vencimentos, a secretária disse que o 13º já era para ter sido pago e não foi. Ela falou que talvez viabilizasse, só que o pagamento do mês de novembro, que já se encontra depositado pelo Ministério da Saúde desde o dia 12 deste mês, ainda não foi pago e ela disse que só ia pagar no mês de janeiro e nós estamos aqui para tentar um acordo com a gestão para ver se viabiliza o nosso pagamento dentro do mês de dezembro”, conta.

Ainda de acordo com a representante sindical, o repasse é feito mensalmente pelo Ministério da Saúde. Ela conta ainda que, para receber o salário, é necessário fazer mobilizações constantes. A reunião de ontem aconteceu no horário de almoço dos servidores, porque, segundo, Carina Bonfim, na última manifestação feita, a Secretaria de Saúde descontou um dia de trabalho dos funcionários.

“Todos os meses está ocorrendo esse atraso, o Ministério faz o repasse, quinze dias depois é que a gente recebe o pagamento, mediante manifestação, paralisação, inclusive mês passado a gente esteve aqui na prefeitura, reunimos mais de 90 agentes comunitários de saúde e o que aconteceu foi que a administração penalizou a gente com um corte no pagamento”, relata.

A agente de saúde acrescentou que a indignação é ainda maior porque a administração não dá nenhuma justificativa sobre os atrasos e segundo ela, no site do Fundo Nacional de Saúde, os servidores acompanham o repasse do Ministério.

“Estamos aqui por não estarem dando nenhuma justificativa, até porque o Ministério é bem claro, o Portal da Transparência, Fundo a Fundo, a gente vê os repasses sendo feitos e não tem porque tanta demora. O que o prefeito alega é que ele tem que fazer uma complementação e essa complementação tem que sair é dos recursos próprios da prefeitura. Então ele diz que não tem essa parte para poder estar complementando esse pagamento”.

O OUTRO LADO

A nossa reportagem procurou a Secretaria Municipal de Saúde para saber como ficou acertado após a reunião de ontem (21).

De acordo com o assessor técnico do Setor Financeiro da pasta, Glecione Oliveira, o pagamento do 13º salário dos servidores efetivos será pago, de forma integral, nesta sexta-feira (22). Ele informou, inclusive, que já estava lançando o valor para ser depositado nas contas.

Sobre o 13º dos contratados e comissionados, ou salários atrasados, o assessor informou que não havia previsão para serem pagos.

Fonte: Grande Picos

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: