Economia

Servidor público do Estado ganha primeiro lugar em concurso do CRC-PI

Sábado - 24/06/2017 às 11:06



Foto: Paulo Pincel Luiz Lopes com MArcos Steiner, da Fundação Piauí Previdência
Luiz Lopes com MArcos Steiner, da Fundação Piauí Previdência

O gerente de Contabilidade da Fundação Piauí Previdencia, Luiz Lopes Feitosa Filho, foi primeiro colocado na Categoria Senior (profissional) do concurso de artigos científicos da 3ª Convenção de Contabilidade do Estado do Piauí, que aconteceu de 15 a 17 de junho, no Hotel Blue Tree Rio Poty, em Teresina.

O presidente da Fundação Piauí Previdência, Marcos Steiner Rodrigues Mesquita, destacou a capacidade intelectual e a qualificação do corpo funcional da Fundação.

“A Previdência estadual avançou muito nos últimos anos, graças a capacidade dos nossos técnicos, que possuem conhecimento e disposição para o trabalho, boa vontade”, elogiou.  

Contador, pós-graduado em Administração Pública –UFPI, em Contabilidade Pública – UESPI e Controladoria Governamental – UFPI, “Luizinho”, como é chamado carinhosamente pelos colegas de trabalho na Fundação Piauí Previdência, apresentou uma pesquisa cientifíca sobre a “Nova Contabilidade Pública  e seu Impacto nos Regimes Próprios de Previdencia Social (RPPS), premiado como o primeiro lugar na categoria profissional.

O trabalho apresentou a nova contabilidade pública numa ênfase patrimonial ancorada nas Normas Brasileiras de Contabilidade  Aplicadas ao Setor Público e nos Princípios de Contabilidade, num contexto de aplicabilidade nos RPPS, cujo foco desses é garantir o princípio constitucional do equilibrio financeiro e atuarial.

“Para tanto,  defende-se que o alcance da visão  dos RPPS obrigatoriamente depende de um controle patrimonial em sua integralidade; para tanto, a contabilidade com seus fundamentos e normas baliza as boas práticas contábeis e instrumentaliza os registros que fornecerão as informações que serão evidenciadas no patrimonio dos RPPS, impactando na sustentabilidade dos regimes próprios de previdencia social”, explica o autor do artigo cietífico vencedor do concurso.

3ª Convenção  

O Conselho Regional de Contabilidade do Piauí (CRCPI), em parceria com a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), realizou a 3ª Convenção de Contabilidade do Estado do Piauí, que trouxe a Teresina palestrantes renomados, como o Dr. Eliseu Martins, que discursou sobre o “IFRS, surgimento, adoção, aplicação e desafios nesse novo cenários”. 

O encontro também contou com a presença do presidente do Conselho Federal de Contabilidade, José Martônio Coelho, e da presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis, a contadora e Dra. Maria Clara Cavalcante Bulgarim, uma das principais representantes da mulher na contabilidade brasileira.

Fonte: Paulo Pincel

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: