Economia

Técnico da Seplan participa de seminário sobre financiamento externo em Brasília

O Piauí conta com duas modalidades de operações de créditos externa, nas modalidades DPL e IPF, somando um total de U$320 milhões de dólares.

Terça - 22/11/2016 às 18:11



Foto: Divulgação Seminário sobre Financiamento Externo
Seminário sobre Financiamento Externo

O Superintendente de Cooperação Técnico-Financeira da Secretaria de Estado do Planejamento, Sergio Miranda, participa, hoje (22) e amanhã (23) de Seminário sobre Cooperação Financeira Internacional, que acontece no Palácio do Itamaraty, em Brasília. 

De acordo com o Superintendente Sérgio Miranda, a participação da Seplan no evento é importante para garantir a sintonia da Secretaria com as tendências da cooperação internacional no cenário atual. O Piauí conta com duas modalidades de operações de créditos externa, nas modalidades DPL e IPF, somando um total de U$320 milhões de dólares.  “ O principal desdobramento é o conhecimento das condições e regras que regem os projetos de cooperação internacional financeira”, destaca Sérgio Miranda. 

Na abertura do evento, em Brasília, foram proferidas palestras com o Subsecretário-Geral de Assuntos Econômicos e Financeiros do Ministério das Relações Exteriores, Embaixador Carlos Marcio Cozendey, e com o Secretário-Executivo da Associação Brasileira de Desenvolvimento, Marco Antônio Albuquerque de Araújo Lima.

O primeiro dia foi mais dedicado a apresentação dos bancos. Foram apresentados painéis com os temas “O Papel da Comissão de Financiamentos Externos (COFIEX)”, “O BNDES como Parceiro da Cooperação Financeira Externa”, “Financiamento Externo Regional”,  “Financiamento Externo Multilateral”e “Coordenação Financeira Bilateral”.

Palestras do Diretor do Departamento de Assuntos Financeiros e Serviços do Ministério das Relações Exteriores, Ministro Norberto Moretti e do Diretor Financeiro e Risco do BDMG, Rogério Sobreira também faziam parte da programação.

O segundo dia do evento foi direcionado apenas a representantes estaduais e entidades parceiras da Associação Brasileira de Desenvolvimento para conversas mais específicas com bancos e Agências de desenvolvimento multilaterais e bilaterais.

 A programação prevê palestras com os temas: Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento de Desenvolvimento (BID), KfW (Banco de Desenvolvimento Alemão), Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), Fundo de Desenvolvimento da Bacia do Prata (FonPlata), Banco Europeu de Investimentos e Latin American Investments Facility (Laif) da União Europeia.

Fonte: Ascom/Seplan

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: