Seplan e FioCruz vão desenvolver o projeto Território Saudável Sustentável

A técnica do Projeto Território Saudável Sustentável da Fiocruz, Fabiana Vaz de Melo, explica que a FioCruz já vem desenvolvendo atividades nos Territórios


Reunião de trabalho

Reunião de trabalho Foto: Ascom Seplan

A Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) realizou, nesta terça-feira (19), em parceria coma FioCruz e com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), uma reunião para dar apoio ao projeto Territórios Saudável Sustentavel no Estado. O objetivo principal do encontro foi avaliar como o projeto se encaixa nas ações do Governo. Estiveram presentes também representantes da Secretaria de Saúde do Estado, Instituto Federal do Piauí, Universidade Federal do Piauí e Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido.

Durante a reunião, a superintendente de Planejamento Estratégico da Seplan, Rejane Tavares, apresentou as políticas públicas direcionadas aos territórios do desenvolvimento. A partir da exposição foram traçadas estratégias de como a FioCruz pode desenvolver parcerias com a Seplan e Sesapi. 

A técnica do Projeto Território Saudável Sustentável da Fiocruz, Fabiana Vaz de Melo, explica que a FioCruz já vem desenvolvendo atividades nos Territórios de Guaribas e Sambito e destaca a importância da parceria para estruturar junto as Secretarias de Estado e movimentos sociais um comitê para monitorar e promover o conceito de Território Saudável Sustentável no Estado. “Todo o processo de desenvolvimento das ações se deu a partir do planejamento participativo envolvendo organizações sociais locais, movimentos sociais locais, trabalhadores locais, governo local, com participação de integrantes das secretarias na constituição do plano de desenvolvimento de ações nos territórios”, declarou.

Como um dos encaminhamentos da reunião foi determinada a realização de um seminário para troca de experiências de atividades no semiárido. “A ideia é que essas experiencias da Funasa e da Fiocruz sejam repassadas para o Governo do Estado no sentido de se ter o Projeto de Território Saudável Sustentável sendo aplicado como uma política pública do Estado”, explica o diretor de projetos da Secretaria de Estado do Planejamento, Marcos Guilherme.  

Fonte: Ascom Seplan

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: