Política

Senadora ressalta a importância da Batalha do Jenipapo para a independência do Brasil

Regina Sousa lamenta que ninguém essa história inclusive de mulheres que lutaram a lado dos homens

Terça - 28/03/2017 às 20:03



Foto: Reprodução Monumento aos Heróis do Jenipapo
Monumento aos Heróis do Jenipapo

A senadora Regina Sousa (PT-PI) ressaltou a necessidade de colocar para opinião pública, para os estudantes, para a sociedade brasileira a importância da Batalha do Jenipapo para a Independência do Brasil, já que os livros de história não fazem qualquer alusão à participação decisiva do Piauí para a conquista da liberdade dos brasileiros do domínio português.

A senadora, ao lado do governador Wellington Dias, participou da sessão solene em homenagem à Batalha do Jenipapo, realizada nesta terça (28), no plenário Ulysses Guimarães – Câmara dos Deputados, por inciativa do deputadof ederal Assis Carvalho (PT-PI)..

“A homenagem não é tanto o Piauí. A batalha é mais um recontar da história do Brasil. Pouca gente conhece as histórias. Eu mesma quando estudei, não li sobre a Batalha do Jenipapo, porque nos livros história da época não constava a batalha com uma luta importante para independência do Brasil”, lamentou a senadora. 

Senadora Regina Sousa (PT-PI)                      

Sem Batalha do Jenipapo, acrescenta a senadora, o país não teria um pedaço do Nordeste que não era Brasil. “Ninguém diz isso. Ninguém conta a história inclusive das mulheres que tiveram uma participação importante na batalha. Elas faziam reuniões, juntavam mantimentos para levar para os homens nas batalhas. Elas venderam suas joias... mulheres ricas venderam as joias para comprar armas. Então tem todo uma história ser contada. E essa é uma oportunidade, no mês de março que é o mês do aniversário da batalha, temos a oportunidade para contar esses fatos. Quem estudou até 20 anos atrás não sabia dessa história”.

Deputado federal Assis Carvalho (PT-PI)

"A Batalha do Jenipapo, por seu protagonismo, foi uma etapa importante no processo de emancipação da colônia brasileira, que até então estava sob o domínio de Portugal mesmo após a independência ser proclamada...Nos livros de história tudo foi esquecido. Graças à tradição oral, a história atravessou o tempo, é cada vez mais conhecida, difundida e pôde informar o que realmente aconteceu”, destacou Assis Carvalho.

Fonte: Brasília/Paulo Pincel

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: